Histórico

EUA analisam dispensa de visto a brasileiros

Especialistas afirmam que momento é propício para incluir o Brasil no Visa Waiver Program

A 41ª edição do Congresso da Associação de Turismo dos Estados Unidos, realizada em Miami, trouxe uma boa notícia para os brasileiros: o nosso país deverá, finalmente, ser incluído em breve no Visa Waiver Program, que permite a cidadãos de 34 países ingressar na América para viagens a turismo ou negócios de até noventa dias sem a necessidade de obtenção prévia de visto. Segundo participantes do encontro, as chances de o Brasil figurar nesta seleta lista são de 90%.
O momento é mesmo propício para esta inclusão. Afinal, o índice de recusa de vistos a cidadãos brasileiros caiu de 13% para 5% e, dos 20 maiores mercados de emissores de turistas para os EUA, o Brasil foi o único que manteve crescimento em 2009 – 13% até abril, enquanto o número mundial caiu 10%. Especialistas afirmam que o governo americano já vê com bons olhos a aplicação do programa para os brasileiros. Na campanha rumo à Casa Branca, o presidente Barack Obama prometeu medidas para estimular o turismo internacional, sendo uma delas o fim dos entraves a turistas de países como o Brasil.
Quando isso acontecer, o governo brasileiro também deverá, pela Lei de Reciprocidade, dispensar a exigência de vistos de americanos. Nunca é demais lembrar que o governo dos EUA cobra 131 dólares para a emissão de vistos, o que representa pelo câmbio atual cerca de 270 reais, ou cerca de 60% do salário mínimo no Brasil. Em caso de inclusão no Visa Waiver Program, os brasileiros só precisarão pagar 10 dólares de taxa a cada dois anos.
O encontro da US Travel Association recebeu este ano mais de três mil profissionais da indústria do turismo de cerca de 70 países. Estima-se que os quatro dias de congresso geraram mais de quatro bilhões de dólares em negócios.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo