Imigração

EUA aumentam alcance do aplicativo “CBP One” ao sul do México, onde os imigrantes poderão marcar pedidos de asilo

Os imigrantes que chegam ao México provenientes da América Central poderão procurar marcações no aplicativo a partir de Tabasco e Chiapas, no sul do México

CBP One é um aplicativo que permite aos imigrantes agendar encontros de imigrantes com autoridades americanas na fronteira sul (Foto: Homeland Security)
CBP One é um aplicativo que permite aos imigrantes agendar encontros de imigrantes com autoridades americanas na fronteira sul (Foto: Homeland Security)

O governo dos Estados Unidos anunciou que seu aplicativo CBP One, que permite aos migrantes solicitarem marcações online para apresentarem os seus pedidos de asilo, está acessível a partir dos estados do sul do México.

O México tem pedido aos EUA que aumentem o acesso ao aplicativo para o sul, numa tentativa de aliviar a pressão que os imigrantes sentem para continuar ao norte, pelo menos até a Cidade do México.

Nos últimos anos, o governo mexicano tem tentado conter os migrantes no sul, longe da fronteira com os EUA, mas a falta de oportunidades de emprego e de habitação em cidades do sul, como Tapachula, tem forçado os migrantes para o norte.

O governo mexicano argumenta que, se os migrantes puderem esperar pelas suas marcações no sul, não correrão o risco de serem apanhados pelas autoridades sem documentos ou por grupos de crime organizado que se aproveitam dos migrantes que viajam para norte.

Com uma marcação, poderiam teoricamente deslocar-se sem interferências para o território dos EUA, onde pretendem apresentar os seus pedidos de asilo.

Apesar da facilidade, os imigrantes manifestam ceticismo em relação ao aplicativo CBP One, que tem sido uma das medidas de maior impacto nos esforços dos Estados Unidos para pôr ordem na crescente procura de asilo dos EUA ao longo da sua fronteira sudoeste. No ano fiscal de 2023, as a Agência de Alfândegas e a Proteção das Fronteiras dos EUA registraram mais de 2.4 milhões de encontros com imigrantes ao longo da fronteira sudoeste dos EUA.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo