Histórico

EUA facilitam mais o visto para brasileiros

Aprovados em seleção prévia serão liberados de controle de passaporte

DA REDAÇÃO, com informações de ‘o globo’ – Uma medida pode facilitar a emissão de vistos americanos para brasileiros tornando mais ágil sua liberação. Isto é o que deseja a diplomacia dos Estados Unidos, conforme anúncio feito nesta segunda-feira (26), em São Paulo. A intenção é incluir o Brasil no programa Global Entry (Gep), que promete agilizar a passagem dos brasileiros a trabalho pela imigração e alfândega do país. De acordo com representantes dos EUA, os viajantes aprovados em uma seleção prévia de documentos não precisarão passar por filas de controles de passaporte na chegada a 20 aeroportos, entre eles os de Miami e de New York.

A implantação do projeto-piloto ainda depende de aprovação do governo brasileiro, porque a proposta dos Estados Unidos só será colocada em funcionamento se o Brasil conceder o mesmo benefício para os americanos que viajam para o país. Além disso, a Polícia Federal brasileira precisa aceitar colaborar com o programa.

Segundo a diplomacia dos EUA, o processo de emissão de vistos permanece o mesmo. A inclusão no programa só ocorre após o pretendente ter obtido o visto. Depois disto, o viajante deve solicitar a participação no programa. Os interessados deverão inscrever-se no sistema pela internet, pagar uma taxa de US$ 100 (válida por cinco anos) e aguardar uma resposta. A taxa não será restituída caso o visto seja negado.

Após o cadastro, a diplomacia americana fará a consulta do nome do viajante na Polícia Federal brasileira. Caso o nome consultado não tenha restrições, tais como antecedentes criminais, ele poderá participar do programa.

Existe um grande interesse dos brasileiros para visitar os Estados Unidos e dos americanos em visitar o Brasil. Estamos tentando abrir as portas e facilitar essas visitas nas maneiras possíveis, dentro das leis do Brasil e das leis dos EUA, afirmou o embaixador do país, Thomas Shannon, que participou da apresentação do programa.

A Missão Diplomática dos Estados Unidos no Brasil emitiu 944.868 vistos em 2011, o que representa um aumento de 51% em relação à demanda de 2010. Após anúncio da ampliação das equipes e das instalações consulares, os Estados Unidos avaliam que poderão processar até 1,8 milhão de vistos anualmente a partir de 2013.

Os EUA mantêm um programa de isenção de vistos com países europeus e alguns do continente asiático. Por enquanto, não há previsão para o Brasil integrar este grupo.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo