Histórico

EUA investem em energia limpa

Obama anuncia verba de oito bilhões para construção de usina nuclear do país

O governo dos Estados Unidos vai garantir os oito bilhões de dólares para a construção da primeira usina nuclear no país em quase três décadas. A promessa foi feita pelo presidente Barack Obama, que pediu ao Congresso mudanças na lei com o objetivo de oferecer às empresas um incentivo para gerar energia mais limpa. “Em um assunto que afeta nossa economia, nossa segurança, o futuro do nosso planeta, nós não podemos continuar mergulhados nos mesmos velhos debates entre esquerda e direita, entre ambientalistas e empreendedores”, disse Obama.

A nova usina ficará em Burke County, no estado da Geórgia. Os custos altos, problemas de segurança e oposição de ambientalistas vinham impedindo a construção de novas usinas nucleares nos últimos anos. A atual administração, porém, quer reduzir a dependência energética americana em petróleo estrangeiro, proporcionando assim o aumento da participação da energia limpa na matriz energética do país. A iniciativa vai impulsionar a economia, já que a usina vai gerar milhares de empregos na área de construção e outras 800 vagas permanentes.

Obama tentou aproximar-se dos republicanos céticos sobre aspectos de sua proposta de política de energia limpa enfatizando o papel da energia nuclear no abastecimento do país. Desde 1990, as fontes nucleares respondem por cerca de 20% da matriz energética dos EUA, país que mais gera energia nuclear no planeta. Hoje há 104 reatores nucleares em operação comercial no país, em 65 usinas em 31 Estados.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo