Histórico

EUA: Iraque domina debate entre candidatos republicanos

Três primeiros colocados nas pesquisas concordam em relação aos rumos da guerra

Dez candidatos do Partido Republicano que buscam uma vaga na disputa pela Presidência americana em 2008 participaram na quinta-feira, 3, de um debate, o primeiro do partido nesta corrida eleitoral.

Entre os candidatos que enfrentaram as câmeras de TV na Biblioteca Presidencial Ronald Reagan, em Simi Valley, na Califórnia, estavam o senador John McCain, o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney e o ex-prefeito de Nova York Rudolph (Rudi) Giuliani, que lideram as pesquisas de intenção de voto.

Como era esperado, a guerra no Iraque dominou o debate. O senador McCain, do Estado do Arizona, prometeu aumentar a pressão sobre o Irã e perseguir Osama Bin Laden “até as portas do inferno”.

O debate mostrou uma concordância entre os três primeiros colocados nas pesquisas em relação aos rumos da guerra no Iraque.

Giuliani e McCain fizeram críticas à abordagem americana no conflito, mas se opuseram a uma retirada apressada das tropas do Iraque, afirmando que isso iria prejudicar os interesses dos Estados Unidos.

O ex-prefeito de Nova York disse que seria um erro terrível “recuar diante do terrorismo” (em uma referência ao recente embate entre o presidente George W. Bush e o Congresso democrata a respeito de um projeto de lei que vincula a liberação de fundos para a guerra a um cronograma de retirada das tropas americanas).

McCain, conhecido por apoiar o plano do presidente Bush de enviar mais tropas americanas ao Iraque, já foi considerado o favorito na disputa republicana.

Agora, no entanto, está atrás de Giuliani, que há vários meses lidera as pesquisas.

Romney, que espera se tornar o primeiro presidente mórmon dos Estados Unidos, foi bem na arrecadação de fundos, mas mesmo assim está atrás dos outros dois nas pesquisas.

A 18 meses das eleições presidenciais americanas, é pouco provável que o debate de quinta-feira seja decisivo, mas servirá para apresentar muitos candidatos menos conhecidos ao grande público.

Na semana passada, oito candidatos do Partido Democrata já haviam realizado o seu primeiro debate, na Carolina do Sul.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo