Histórico

EUA já exigem passaporte de americanos em países vizinhos

Quem esqueceu da nova norma recebeu orientações e foi fichado pelas autoridades

Uma nova regra que requer que os passageiros aéreos norte-americanos apresentem o passaporte após seu retorno do México, Canadá ou Caribe passou a valer nesta terça-feira e, superando as expectativas iniciais, não teve o registro de muitas ocorrências.

O aeroporto internacional de Atlanta, o mais movimentado do mundo, não registrou problemas até o meio dia desta terça. “Eu acho que nós estamos registrando 100% de obediência”, afirmou a porta-voz da Força de Proteção das Fronteiras dos EUA, Susan Shattuck.

A maior parte dos viajantes que esqueceu do novo regulamento recebeu a permissão de entrar no país após receber uma aviso e uma ficha para inscrição de um novo passaporte. Na primeira vez de “esquecimento” da regra a pena é branda: o nome do viajante vai para uma lista da agência de segurança das fronteiras e, caso isso se repita de novo, a conduta do cidadão poderá ser examinada.

“Ninguém está sendo impedido de entrar no país”, afirmou Roxanne Hercules, porta-voz da agência na Carolina do Norte. “Na maior parte dos casos, são cidadãos voltando de viagem e nós estamos nos empenhando para informá-los sobre as novas regras”. De acordo com dados de autoridades americanas, apenas um quarto dos americanos estão acostumados a

As novas regras foram adotadas pelo Congresso em 2004, na tentativa de ampliar a segurança nas fronteiras, supostamente contra ações terroristas. O único documento que poderá substituir o passaporte será o NEXUS Air Card, usado por alguns viajantes freqüentes dos EUA e Canadá.

Por enquanto, as novas regras afetam, exclusivamente, os viajantes que utilizem avião. As viagens feitas por terra e mar não terão as mesmas exigências até, pelo menos, o final de janeiro de 2008.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo