Estados Unidos Geral Manchete

EUA recomendam que pessoas vacinadas voltem a usar máscara em locais fechados

Anúncio reverte uma decisão tomada pelos Centers for Disease Control (CDC) há apenas dois meses e também vale para alunos, professores e funcionários de escolas

Maioria das infecções está acontecendo com indivíduos não vacinados (Foto: Flickr)
Uso de máscaras é motivo de controvérsias depois de dois anos (Foto: Flickr)

Os Centers for Disease Control (CDC) recomendaram nesta terça-feira (27) que indivíduos vacinados usem máscara em ambientes públicos fechados caso morem em uma área de alta disseminação da covid-19, o que envolve 67% de todo o país.

Por trás do anúncio está a variante delta, que fez saltar o número de novos casos diários de coronavírus nos EUA de 13 mil para mais de 57 mil em poucas semanas.

Os CDC apresentaram um mapa com os locais considerados de alta contaminação, o que inclui todos os condados da Flórida. Para acessar o mapa clique aqui.

“Esta decisão não foi tomada facilmente”, disse Rochelle Walensky, diretora do órgão, em uma teleconferência com repórteres. 

A nova medida reverte uma decisão tomada há apenas dois meses que liberava o uso de máscara ao ar livre e na maioria dos ambientes internos para pessoas totalmente vacinadas.

A grande mudança é que agora surgiram dados que sugerem que, em raras ocasiões em que uma pessoa plenamente vacinada é contaminada com a variante delta, ela pode transmitir o vírus com a mesma intensidade de uma pessoa que não tomou a vacina. 

“Este novo estudo é preocupante e, infelizmente, merece uma atualização de nossas recomendações”, disse Walensky, reconhecendo que as pessoas estão “cansadas e frustradas”.

De acordo com os CDC, o estado da Flórida foi responsável por um quinto das novas infecções no país na semana passada, mais do que qualquer outro estado. A grande maioria das infecções está entre os indivíduos não vacinados.

Professores, funcionários e alunos das escolas K-12 também foram orientados a usar máscara, especialmente em áreas onde as taxas de vacinação são baixas. As vacinas ainda não são autorizadas para menores de 12 anos e muitos adolescentes ainda não foram vacinadas.

Agora cabe a cada estado decidir se vai seguir a recomendação da volta do uso de máscara em ambientes fechados ou não. O governador Ron DeSantis já se opôs à exigência de cobertura facial nas escolas públicas e reagiu às instruções dos CDC nesta terça dizendo que convocará uma sessão legislativa especial para discutir o assunto.

“Estou sabendo de conversas em nível federal impondo máscaras compulsórias às crianças”, disse DeSantis, “não estamos fazendo isso na Flórida, ok? Precisamos que nossos filhos respirem”, completou.

Segundo os CDC, 97% das hospitalizações e 99,5% das mortes por covid atualmente são de pessoas que não se vacinaram.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo