EUA se dizem “entusiasmados” com parceira com Brasil para álcool

0
554

A cooperação entre Estados Unidos e Brasil em relação ao álcool combustível estará na pauta de conversas entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e George W. Bush no Brasil no início do próximo mês.

Fontes do governo americano dizem que os Estados Unidos vêem com bons olhos um acordo com o governo brasileiro.

‘Estamos entusiasmados com a perspectiva de cooperação com o Brasil. Dentro da cooperação está também trabalhar com outros países’, disse um funcionário do governo dos EUA.

Juntos, Brasil e Estados Unidos respondem por mais de 70% da produção mundial de etanol. Bush anunciou no mês passado que o país deverá reduzir em 20% o consumo de gasolina até 2017, o que inclui a busca por biocombustíveis, entre eles, o álcool.

‘Estamos procurando parcerias para reduzir a nossa dependência do petróleo, mas seria prematuro falar algo agora já que estamos conversando’, disse.

Apesar das negociações, a eventual parceria com os norte-americanos não deve alterar, ao menos até o fim de 2008, as tarifas aplicadas nos EUA sobre as importações de álcool de países como o Brasil, segundo o secretário (ministro) de Energia dos EUA, Samuel Bodman.