EUA serão exemplo na luta contra mudanças climáticas, diz John Kerry

0
1049

“O Departamento de Estado e os Estados Unidos servirão como exemplo para o mundo, a fim de (termos) um planeta mais seguro”, disse John Kerry, em artigo de opinião publicado nesta terça-feira (28) no jornal “The Hill”, por ocasião do lançamento do relatório quadrienal de seu ministério sobre as grandes linhas da diplomacia norte-americana.

O Departamento de Estado e os Estados Unidos servirão como exemplo para o mundo, a fim de (termos) um planeta mais seguro”, John Kerry, secretário de Estado dos EUA.

Os Estados Unidos são o segundo maior emissor de gás de efeito estufa, atrás da China.

“Nossos embaixadores terão a orientação de desenvolver com os governos anfitriões soluções criativas e significativas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa”, prometeu o chefe da diplomacia dos EUA, envolvido há anos com o tema da mudança climática.

O relatório que o secretário de Estado apresentou nesta terça-feira lembra que os os efeitos das alterações climáticas são “uma ameaça à segurança nacional” dos Estados Unidos. “Apagar esta ameaça é a prioridade do Departamento de Estado e da USAID”, a agência de ajuda humanitária e desenvolvimento do Departamento de Estado.

Califórnia dá o primeiro passo
O governo da Califórnia vai reduzir em 40% suas emissões de gases de efeito estufa até 2030, o mais ambicioso plano apresentado até agora na América do Norte, inspirado na iniciativa da União Europeia.

O governador democrata Jerry Brown assinou nesta quarta-feira (29) uma portaria que propõe uma marca difícil de ser cumprida. Esta medida “deve ser cumprida para favorecer esta geração e a próxima”, disse o governador em comunicado.