Histórico

EUA vão manter plano de estímulo pensando no mercado de trabalho

Governo espera salvar 1,5 milhão de empregos com incentivos

O governo americano vai manter o plano de estímulo aprovado há um ano, no valor de 787 trilhões de dólares. Segundo Jared Berstein, assessor econômico da atual administração, acredita que a decisão vai criar ou salvar pelo menos 1,5 milhão de empregos em 2010. Dados oficiais mostraram que a legislação de emergência para auxiliar a economia salvou ao menos dois milhões de vagas e impediu uma recessão mais profunda.

“Uma segunda depressão não aconteceu graças ao plano de estímulo”, disse Obama, em uma referência à Grande Depressão dos anos 30, durante cerimônia do primeiro aniversário do Ato de Recuperação e Investimento Americano. Ele acrescentou que 60% da verba total já foram utilizados, tanto em projetos orçamentários quanto em pagamentos a pessoas e estados.

O desemprego nos Estados Unidos caiu ligeiramente em janeiro, para a faixa de 9,7%, mas o governo reconhece que ao longo do ano esta queda será mínima, segundo um recente relatório. Berstein admitiu que é necessário desenvolver uma estratégia no médio prazo para sair dos planos de estímulo e dos cortes de impostos.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo