Histórico

Europa é a região mais rica do mundo

Depois de anos de supremacia, América do Norte é superada pela zona do euro

A crise financeira e econômica continua causando prejuízos para os Estados Unidos. Além do problema crescente do desemprego e da desconfiança dos mercados, o país está perdendo a sua força econômica no mundo.A recessão transformou o mapa dos povos mais ricos e a Europa ultrapassaou a América do Norte como a região mais abastada do planeta, de acordo com relatório de uma empresa de consultoria. A riqueza global, segundo os dados, teve uma redução de 11,7%, para pouco mais de 92,4 trilhões de dólarers em 2008. Esse foi o primeiro declínio desde 2001.
Os especialistas acreditam que é improvável que a riqueza volte aos níveis de antes da crise, pelo menos nos próximos quatro anos. A América do Norte assistiu à maior redução na riqueza, com queda de 21,8% no ano passado em relação ao ano anterior. A maior parte da queda ocorreu por causa do volume de recursos que os norte-americanos tinham aplicado em ações. A América Latina foi a única região do mundo onde a riqueza cresceu – cerca de 3%.

A riqueza total na Europa caiu 5,8%, para 32,7 trilhões de dólares no ano passado e na América do Norte a riqueza foi estimada em 29,3 trilhões de dólares, após o declínio de 21,8%. De acordo com o estudo, o número de famílias milionárias no mundo inteiro caiu 17,8%, para nove milhões no ano passado. Mas a crise também estreitou a distância entre os ricos e os mais pobres, já que a riqueza sob poder de famílias com menos de 100 mil dólares em ativos cresceu 2% no ano passado.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo