Histórico

Evento vai explicar à comunidade brasileira a importância do censo 2010

Atividades em Pompano Beach incluem palestras, apresentações culturais e show de samba

Alguns imigrantes nos Estados Unidos ameaçaram um boicote ao Censo 2010, até como forma de protestar contra a morosidade do governo federal na aprovação de uma reforma imigratória. No entanto, a ideia já foi praticamente rechaçada, até porque os indocumentados perceberam que a iniciativa é também interessante para os estrangeiros.

E visando uma maior integração entre a comunidade brasileira e o Censo de 2010, os Comitês de Contagem Total das cidades de Deerfield Beach e Pompano Beach vão organizar uma confraternização em Pompano Beach, para apresentar palestras e outras atividades que destacarão a importância da participação da população local na contagem demográfica. O evento será no dia 23 de janeiro (sábado), entre 10am e 4pm, no North Broward Park (4400 NE 18th Avenue).

Além das palestras, os organizadores estão planejando também a colocação de barracas no local para exposição de produtos e serviços das empresas, recreação infantil e apresentações culturais. A participação especial ficará por conta da Banda Samba RJ, que animará o público.

Uma das incentivadoras da iniciativa é a brasileira Viviane Saide, presidente da Minority Help Inc.. “É importante que a nossa comunidade esteja engajada no Censo 2010, respondendo ao questionário e incentivando a participação de outras pessoas, pois isso certamente trará benefícios para os imigrantes”, afirmou Viviane, que está disponível para mais informações pelo telefone (954)681-4325.

De fato, o diretor do Censo, Thomas Mesenbourg, disse que espera contar com a ajuda das comunidades locais para atingir o objetivo de fazer uma contagem acurada de toda a população, inclusive de indocumentados. Para tanto, ele está percorrendo o país para buscar parcerias com igrejas, grupos comunitários e, principalmente, veículos de comunicação voltados para os imigrantes. “É seguro participar do censo e o formulário pode ser preenchido com calma e enviado pelo correio”, garantiu o diretor. O material pode ser encontrado no site http://2010.census.gov/2010census/promotional_materials/009579.html, em inglês.
Para Mesenbourg, uma das vantagens da participação dos imigrantes no Censo é a oportunidade de mudança na configuração política do Congresso Nacional. Na Câmara dos Deputados, por exemplo, há 435 representantes que são escolhidos de acordo com o número de habitantes de cada estado – a Califórnia, o estado mais populoso do país, tem mais deputados que o Wyoming, o menos habitado. Portanto, a distribuição de cadeiras pode mudar se o censo mostrar que em um determinado estado há muitos indocumentados que antes estavam à sombra da sociedade. O diretor do censo chegou a dizer, durante uma palestra para representantes de entidades latinas, que os imigrantes teriam, então, o poder de influenciar no equilíbrio de forças na casa legislativa americana.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo