Artes Plásticas

Ex-aluno de Harvard, artista brasileiro faz exposição na universidade

Exposição “Flores para Harvard”, de Oscar Araripe, vai percorrer diversos setores da universidade em abril

Uma das telas de Oscar Araripe que será exposta em Harvard
Uma das telas de Oscar Araripe que será exposta em Harvard

O pintor, desenhista e teórico de arte e cultura, Oscar Araripe, realiza, a partir do dia 5 de abril, a exposição “Flores para Harvard”, 50 anos após ser acolhido como bolsista da universidade, à época em que foi perseguido pela ditadura militar no Brasil.

Nascido no Rio de Janeiro e radicado em Tiradentes, município histórico de Minas Gerais, Oscar vai expor suas obras em quatro eventos, sendo três em Cambridge e um em Boston, Massachusetts. A programação terá início no dia 5 durante a 5ª Reunião Anual da Brazil Conference. Nos dias 6 e 7, a partir das 10 horas, haverá exposição de pinturas no Harvard Science Center, na DH1 Oxford St, Cambridge, também dentro da Brazil Conference.

No dia 9, será inaugurada mostra dos quadros no Art Studio da Leverett House, uma das residências universitárias de Harvard, que estará aberta à visitação de 10 a 16 de abril, das 10 às 18 horas. Este programa inclui workshop do artista com os alunos de arte residentes, sobre como pintar em tela sintética (vela náutica), uma de suas inovações.

Por fim, no dia 18 de abril, no Harvard Club de Boston (Commonwealth Avenue, nº 374, em Boston), haverá leilão da exposição, organizado pela Fish Family Foundation, em benefício do _MIT Brazilian Program/ Massachusetts Institute of Technology (MIT). Toda a programação ao longo do mês contará com a presença do pintor.

“Minhas flores são flores que não são flores, em vasos que não são vasos, sobre toalhas que não são toalhas. Às vezes, são visitadas por borboletas, que nem são borboletas. São flores alegres, silenciosas, e que gritam: fora da arte não há solução, ela que a tudo redime e dá direção. A cor é a bondade da flor. Síntese: fazer de tudo, de tudo fazer; para depois só flores pintar. Pinto para que tudo vire pintura”, comentou o artista. Para mais informações acesse: http://www.oscarararipe.com.br.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo