Histórico

Expectativa de vida dos brasileiros é de quase 73 anos

Índice passou de 69 anos, 7 meses e 29 dia para 72 anos, 10 meses e 10 dias em apenas uma década

A esperança de vida ao nascer da população no Brasil passou de 69 anos, 7 meses e 29 dia para 72 anos, 10 meses e 10 dias na última década, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Isso significa que os brasileiros nascidos em 2008 viveriam, em média, 3 anos, 2 meses e 12 dias a mais do que os nascidos em 1998.

A pesquisa ressalva, no entanto, que a esperança de vida no Brasil ainda é baixa, se comparada a países como Japão, Suíça, Islândia, Austrália, França e Itália, onde a expectativa de vida já é superior a 81 anos. Segundo o instituto, apenas por volta de 2040 o Brasil chegaria perto deste patamar.

“O ponto importante é que continuamos aumentando a longevidade mas, ao mesmo tempo, a população está sofrendo uma enfermidade crônica: a violência não está diminuindo, 150 jovens de 15 a 24 anos, em idade produtiva, morrem diariamente por violência. Isso é lamentável”, afirmou Juarez de Castro Oliveira, gerente de estudos e análises da dinâmica demográfica do IBGE. Em contrapartida, a mortalidade infantil caiu de 100 para cerca de 23 óbitos por mil nascidos vivos e houve redução também na mortalidade infantil para menores de um ano de idade.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo