Histórico

Expectativa é grande para o ArtBrazil 2014

Artistas contam um pouco do que irão mostrar na exposição

Expectativa é grande para o ArtBrazil 2014É grande a expectativa dos artistas brasileiros do Sul da Flórida que irão apresentar o resultado de seu trabalho a partir do próximo dia 4 de setembro, às 6:30 pm, durante o ArtBrazil 2014. A exposição coletiva de arte contemporânea reunirá no “ArtServe”, em Fort Lauderdale, mais de 30 artistas, com trabalhos em instalações, telas em acrílico, intervenções, aquarelas, esculturas, fotografias e multimídia. A mostra ficará aberta à visitação até o dia 26 de setembro e o tema é a experimentação com diversos elementos da brasilidade, conta com o patrocínio do Consulado-Geral do Brasil em Miami e do ArtServe (1350 E. Sunrise Boulevard, Fort Lauderdale, FL 33304 | (954) 462-8190).

O AcheiUSA terá três de seus colaboradores entre os expositores: Ronira Fruhstuck, Carlos Martinez e Andrea Felizardo.

Para a fotógrafa Ronira Fruhstuck, o evento será uma oportunidade ímpar de o artista brasileiro mostrar o resultado de seu trabalho. Ela irá expor 20 fotografias em tamanho 20X24cm que tirou em viagem que fez para a Índia no final do ano passado. “Essas fotos retratam o cotidiano das pessoas na Índia. Gosto de fazer fotos de lugares diferentes e inusitados das pessoas, do que está acontecendo ali na minha frente. Nada posado ou programado”, explica a fotógrafa. Ronira conta que, entre as fotografias, estão imagens do Rio Ganges e retratos da fé das pessoas na Índia. “A Índia é um lugar fantástico e é uma experiência que tem que ser vivida. A exposição no ArtBrazil será uma explosão de todos os sentidos de um país inquieto onde em cada canto está acontecendo uma coisa diferente.”

Além da Índia, Ronira já viajou para o Vietnã, Marrocos, Tibete, deserto da Bolívia, entre outros lugares. Filha de jornalista, a catarinense de Joinville que vive há 25 anos nos EUA, brinca que, todo o trabalho que teve para carregar o equipamento pelas ruas da Índia, será recompensado no ArtBrazil. “Acho que vai ser muito bom mostrar esse trabalho numa exposição tão importante para a comunidade brasileira”.

A maquiadora profissional, Andrea Felizardo, também está ansiosa para participar do evento de abertura do ArtBrazil no dia 4 de setembro. Felizardo irá maquiar cinco modelos com cores inspiradas nos Orixás. “Resolvi homenagear o Candomblé e toda a sua riqueza cultural. Fiz uma pesquisa sobre o assunto e escolhi com cuidado cada cor que irá representar elementos da natureza assim como alguns dos Orixás. O resultado ficará muito bonito”, afirma a maquiadora.

Andrea Felizardo afirma ser uma honra participar da exposição em que foi convidada pela segunda vez. “É uma alegria para mim dividir o espaço com tantas pessoas talentosas”, disse.

Já o fotógrafo Carlos Martinez irá levar à exposição suas imagens sobre as colunas gregas. O tema escolhido pelo autor é “os deuses gregos estão bravos”, ele explica: “escolhi este nome porque as fotos foram feitas na Grécia, o tempo estava nublado, o país em crise e os jovens protestando nas ruas. As fotos retratam esse clima tenso do país”, explica Martinez.

Ele afirma que é a primeira vez que está participando do ArtBrazil e diz estar impressionado com a qualidade dos artistas que irão participar. “Já vi o trabalho de alguns artistas plásticos e pintores e confesso que não pensei que fosse tão bom. Será uma bela exposição”, disse.

ArtBrazil
Jade Matarazzo a idealizadora do projeto, que está em sua segunda edição, acredita que exposição de 2014 deverá atrair muito mais pessoas ao espaço do “ArtServe”. A novidade deste ano, segundo Jade, é que haverá artistas brasileiros vindos de outros estados americanos e até mesmo do Brasil, como é o caso do mineiro Rafael Rocha, da paraibana Renata Cabral e da gaúcha Fernanda Virmonti.

“O aspecto que une os selecionados é a condensação de seus universos e diferentes repertórios e expressões. Esta é a segunda edição do ‘ArtBrazil’ e podemos constatar a ótima repercussão obtida na exposição do ano passado”, define Jade Matarazzo.

Para o Cônsul-Geral do Brasil em Miami, embaixador Hélio Vitor Ramos Filho, a exposição ‘ArtBrazil’ oferecerá novamente à comunidade local a oportunidade de apreciar expressões diversas da cultura e da alma brasileira, por meio de obras de artistas nascidos no país. “O Consulado-Geral está muito satisfeito em renovar seu apoio a esta notável iniciativa, que comporá o calendário oficial de comemorações da Data Nacional do Brasil na Flórida”, declarou o cônsul.

O espaço onde será a exposição, o ArtServe, decidiu este ano inovar durante o evento e concederá dois prêmios aos artistas participantes da exposição. Um deles será o “People’s Choice Award”, que será escolhido por votação popular. O outro é o “ArtBrazil Award” – formado por um júri de curadores, que escolherá uma das obras da exposição.

Serviço
ARTBRAZIL
Local: ArtServe, 1350 E Sunrise Blvd, Fort Lauderdale, FL 33304
Período: De 4 a 26 de setembro
Recepção de abertura – 4 de setembro às 6.30PM no próprio local

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo