Mundo

Explosão em mercado de fogos de artifício deixa 29 mortos no México 

Local, a 25 milhas da Cidade do México, era o maior depósito de fogos do país

A explosão ocorreu no mercado de San Pablito, em Tultepec
A explosão ocorreu no mercado de San Pablito, em Tultepec

Uma forte explosão em um mercado de fogos de artifício perto da Cidade do México deixou pelo menos 29 mortos na terça-feira (20). A vizinhança do local afirmou à CNN que sentiu o chão tremer como se fosse um terremoto. Mais de 70 pessoas ficaram feridas.

A explosão ocorreu no mercado de San Pablito, em Tultepec, a cerca de 25 milhas da capital mexicana, por volta do meio-dia (horário local). Imagens da rede Televisa mostram uma série de explosões multicoloridas antes da formação de um grande cogumelo de fumaça sobre o local.

Três horas após a explosão, o incêndio estava extinto e os bombeiros procuravam mais vítimas entre os escombros. Ao local foram enviados homens do Exército e equipes de emergência para resgatar os feridos com ambulâncias e helicópteros. Alguns dos feridos foram levados ao Hospital de Especialidades de Zumpango.

“Minhas condolências aos familiares dos que perderam a vida neste acidente e meus desejos de breve recuperação para os feridos”, escreveu o presidente Enrique Peña Nieto no Twitter.

De acordo com a Milenio TV, o coordenador de proteção nacional civil, Luis Felipe Puente, afirmou que casas próximas ao mercado também foram atingidas. Ele teria orientado a população a evitar a área, mantendo um raio de 5 km de distância para evitar emergências.

Em 2005 e 2006, outros dois incêndios afetaram o mesmo mercado no México. O país costuma comemorar feriados – como o Dia da Independência, o Natal e o Ano Novo – com disparo de foguetes e fogos de artifício.

Veja o vídeo abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=TNB2PN3zuaI

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo