Negócios

Facebook vai pagar multa recorde de $5 bilhões por violações de privacidade

Pagamento é o maior da história do Federal Trade Commission, mas representa apenas 30 dias de receita do Facebook com a venda de anúncios

Facebook é condenado a pagar multa milionária (Foto Flicker www.thoughcatalog.com)
DHS está de olho em redes sociais de imigrantes (Foto Flicker www.thoughcatalog.com)

O Federal Trade Commission – FTC – anunciou nesta quarta-feira (24) que o Facebook vai pagar nada menos que $5 bilhões em multa para pôr fim às acusações de que não protegeu adequadamente a privacidade de seus usuários. A gigante de tecnologia vai pagar uma multa histórica ao FTC. O recorde anterior era da Dish Network que pagou $168 milhões ao órgão em 2017.

Ainda assim, o montante pouco representa para uma empresa cujo faturamento bruto trimestral gira em torno de $15 bilhões. Em outras palavras: apenas um mês de receita é suficiente para cobrir a multa.

O acordo foi antecipado no dia 12 deste mês pela própria FTC. Segundo as investigações, o Facebook violou a privacidade de 87 milhões de usuários ao compartilhar seus dados com a firma britânica de consultoria política Cambridge Analytica, em meio às eleições presidenciais de 2016 nos EUA. A investigação foi aberta em março de 2018. A multa é a maior penalidade civil paga à FTC na História.

Separadamente, a Securities and Exchange Commission (SEC), o órgão regulador do mercado de capitais americano, anunciou acordo com a gigante de tecnologia por falhas na divulgação sobre os riscos envolvendo suas práticas de privacidade.

O acordo, que deve incluir multa de mais de $100 milhões, se concentra em alegações de que a empresa de mídia social não avisou os investidores de que desenvolvedores de programas e terceiros podem ter obtido dados de usuários sem permissão ou violando as políticas de privacidade da rede social de Zuckerberg.

Em post no Facebook, o CEO da empresa Mark Zuckerberg reiterou que a privacidade de seus usuários é a sua maior prioridade. “Nós concordamos em pagar essa multa histórica, mas o que é mais importante, nós vamos fazer mudanças na maneira de criar produtos e conduzir a companhia. Temos a responsabilidade de proteger a privacidade dos usuários. Nós trabalhamos duro para cumprir com essa obrigação”, postou Zuckerberg. (Com informações da CNN)

Foto: (Foto Flicker www.thoughcatalog.com)

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo