Histórico

Falha técnica atrasa emissão de vistos para os EUA em todo o mundo

Problema também atinge consulados no Brasil; banda brasileira Blitz, que faria turnê na Flórida, teve de adiar shows

DA REDAÇÃO – Uma falha técnica no sistema de emissão de passaportes do Departamento de Estado americano prejudicou a emissão de vistos em todo o mundo depois do dia 8 de junho. Segundo a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, o problema, ainda não identificado, pode acarretar em atraso superior a dez dias na emissão de passaportes. De acordo com a embaixada, dez dias é o prazo padrão para entrega.

Por meio de nota, o Escritório de Assuntos Consulares do Departamento de Estado informou que, apesar dos problemas, seções consulares da embaixada e dos consulados no Recife, Rio de Janeiro e São Paulo continuam fazendo as entrevistas, processando e enviando vistos já aprovados.

“O Bureau de Assuntos Consulares do Departamento de Estado está enfrentando problemas técnicos com nossos sistemas de passaporte e vistos de não-imigrantes no exterior. As seções consulares da Embaixada em Brasília e dos Consulados no Recife, Rio e SP continuam a entrevistar, processar e enviar vistos aprovados, mas podem ultrapassar o prazo padrão de entrega de 10 dias úteis. Solicitações de vistos feitas depois de 08/06 estão sendo afetadas por esse atraso”, afirma nota divulgada pela embaixada.

A embaixada informou ainda que brasileiros com viagens de emergência marcadas devem seguir as instruções do setor de Agendamentos Emergenciais. Segundo a embaixada norte-americana, as solicitações de passaportes no exterior após 26 de maio também serão afetadas pelo problema.

A orientação do Escritório de Assuntos Consulares é que as pessoas que tentaram passaporte americano no exterior durante esse período e que tenham planos de viajar para o pais nos próximos dez dias úteis solicitem um passaporte de emergência na embaixada ou no consulado onde a solicitação foi processada.

Show adiado
Com o problema nas sessões consulares, a banda Blitz liderada pelo cantor Evandro Mesquita que faria shows em Orlando (18) e em Miami (19), não conseguiu fazer as entrevistas em tempo hábil e os shows foram adiados. Segundo a organização do evento, a data ainda não foi confirmada, mas provavelmente, será em julho. Os músicos não conseguiram se enquadrar na categoria “vistos de emergência” por se tratar de um visto denominado P1 que é de trabalho temporário.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo