Histórico

Falha técnica paralisa emissão de vistos para os Estados Unidos em todo o mundo

Embaixada informa que situação só será resolvida na próxima semana. No Brasil, solicitantes de vistos reclamam

DA REDAÇÃO (com Agências) – Uma falha técnica no sistema de emissão de passaportes do Departamento de Estado americano paralisou a emissão de vistos em todo o mundo esta semana. O departamento, não tem expectativa de que o problema seja resolvido antes de semana que vem, disse um porta-voz da embaixada.

“Nosso Escritório de Assuntos Consulares continua tendo problemas com o sistema de vistos. É uma falha global e estamos trabalhando o tempo todo para corrigir”, disse o porta-voz John Kirby em declaração à imprensa. “Dito isto, apesar do trabalho duro, não esperem que o sistema esteja online antes da próxima semana.”

Kirby disse que mais de 100 especialistas dos setores público e privado tentam consertar o problema e que não poderia dar mais detalhes sobre uma estimativa de prazo. Segundo a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, o problema, ainda não identificado, pode acarretar um atraso superior a dez dias na emissão de passaportes. De acordo com a embaixada, dez dias é o prazo padrão para entrega.

Em nota divulgada na quinta-feira (18), a embaixada informou: “não prevemos que o sistema de vistos volte a funcionar antes da próxima semana. Mais de 100 especialistas da área de TI nos EUA estão trabalhando arduamente para sanar os problemas. Solicitantes com entrevistas agendadas nos consulados em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Recife, dos dias 22 a 26 de junho, terão de reagendar suas entrevistas. A seção consular fará contato com todos os solicitantes com detalhes de como reagendá-las”, diz a nota.

A embaixada informou ainda que brasileiros com viagens de emergência marcadas devem seguir as instruções do setor de Agendamentos Emergenciais. Segundo a embaixada norte-americana, as solicitações de passaportes no exterior após 26 de maio também serão afetadas pelo problema.

A orientação do Escritório de Assuntos Consulares é que as pessoas que tentaram passaporte americano no exterior durante esse período e que tenham planos de viajar para o pais nos próximos dez dias úteis solicitem um passaporte de emergência na embaixada ou no consulado onde a solicitação foi processada.

Solicitantes reclamam
A internauta Virgínia Rodrigues de Fortaleza (CE) está preocupada porque já comprou passagens para ir a Recife tirar o visto e não sabe se será ressarcida. “Estou com passagens compradas e hotel pago pra Recife para semana que vem. Meu agendamento está para o dia 26/06. Serei ressarcida destes valores? Anteriormente o problema só afetaria os dias 17 18 e 19/06, agora já afetará mais uma semana. Sairemos nós, de outros Estados, que nos deslocamos até os Consulados para tirar o visto lesados ainda mais por conta deste problema? Não existe possibilidade alguma deste problema ser revertido antes da semana que vem ou é uma decisão irrevogável?

Já Bruna Gouveia de Carvalho, de Lauro de Freitas (BA), viajaria para Orlando na segunda-feira (22), mas não recebeu o visto e está preocupada com o prejuízo. “Gostaria de ter algum tipo de informação por parte do consulado.Fiz minha renovação de visto no dia 8 junho e até agora nada. Minha viagem pro EUA está marcada para segunda feira dia 22/06.E agora o que faço?Tudo pago já.Pelo menos uma informação de quando estaria recebendo os passaportes como visto para ver se consigo remarcar sem pagar multa.Imagina a confusão sem contar com a frustração e tristeza do filho que sonhava com a viagem pra Disney”.

Com o problema nas sessões consulares, a banda “Blitz” liderada pelo cantor Evandro Mesquita que faria shows em Orlando (18) e em Miami (19), não conseguiu fazer as entrevistas em tempo hábil e os shows foram adiados para 9 e 10 de julho. Os músicos não conseguiram se enquadrar na categoria “vistos de emergência” por se tratar de um visto de trabalho temporário.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo