Histórico

Farmácias da FL oferecem vacinas contra pneumonia e catapora

Até hoje as farmácias estavam autorizadas a disponibilizar apenas a vacina contra a gripe

As farmácias do estado da Flórida agora também estão oferecendo vacinas contra pneumonia e shingles. A novidade vem depois que o legislativo do estado aprovou no dia 1º de julho o Vaccine Access Act (Lei de Acesso a Vacina). Até então, as farmácias ofereciam apenas a vacina contra flu (gripe). A vacina contra pneumonia não precisa de receita médica, já para shingles (catapora) há a necessidade de pedido médico.

A medida faz com que o estado da Flórida se junte aos outros 46 estados americanos onde farmácias estão autorizadas a administrar vacinas contra pneumonia e um dos 41 estados autorizados a distribuir a vacina Zostavax, contra o shingles.

As farmácias como CVS, Walgreens e algumas lojas do supermercado Publix comemoraram a decisão. Os três oferecem serviço médicos para a comunidade através de suas clínicas de atendimento rápido. Os profissionais que atendem nessas clínicas, geralmente enfermeiros diplomados, oferecem serviços apenas em casos simples, sem necessidade de hora marcada.

As lojas Wallgreens e alguns supermercados Publix já estão aptas a oferecer a vacina imediatamente. As lojas da CVS vão oferecer as doses da vacina contra pneumonia no próximo mês e shingles no outono. Vale lembrar que as lojas Walgreens tem acordo com o Consulado Geral do Brasil em Miami oferecendo desconto aos brasileiros.

Em 2009, segundo o Centers for Disease Control and Prevention (Centro de Controle e Prevenção de Doenças), 1,1 milhão de pessoas foram hospitalizadas em todo o país vitimas de pneumonia. Deste total, 50 mil morreram devido às complicações decorrentes da doença. A maior parte das vítimas era formada por idosos. Já os números referentes ao shingles, uma doença de pele, causada pela reinfecção do vírus da catapora, não foram divulgados, mas acredita-se que pelo menos metade da população americana vai sofrer da doença até a idade de 80 anos.

A mudança na lei estadual foi proposta depois de as autoridades de saúde terem constatado o aumento no índice de imunização contra a gripe feita em farmácia. Desde que as farmácias foram autorizadas a oferecer a vacina contra a gripe, em 2007, a percentagem de adultos que procurou as farmácias para serem vacinados subiu de 7% para 18,4%.

O Centers for Disease Control and Prevention (CDC) recomenda a vacinação contra shingles para adultos acima de 60 anos. No caso da pneumonia, a recomendação é para adultos acima de 65 anos. Pessoas mais jovens com saúde debilitada, e em casos com problemas cardíacos, fumantes e asmáticos a vacina contra pneumonia também é recomendada.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo