“Faroeste Caboclo” leva prêmio de melhor direção em festival nos EUA

0
1066

O longa “Faroeste Caboclo”, do diretor René Sampaio, ganhou no dia 16 de abril o prêmio especial do júri de melhor direção no Dallas International Film Festival 2014, no Texas. O roteiro do filme é baseado na música de mesmo nome do grupo Legião Urbana, escrita por Renato Russo. Os personagens principais do longa foram interpretados pelos atores Fabrício Boliveira e Ísis Valverde. Nos Estados Unidos é exibido como “Brazilian Western”.

No início deste mês, o longa já havia sido eleito o melhor filme de ficção no 10° Prêmio Fiesp/Sesi-SP de Cinema. Em março, foi exibido na Sessão de Gala do Festival de Miami, a convite da direção do festival. O filme será exibido comercialmente nos cinemas norte-americanos no segundo semestre.

“Faroeste Caboclo”, que foi visto por mais de 1,5 milhão de espectadores no Brasil, esteve nos festivais de cinema de Toronto, Zurique, Estocolmo, Huelva (Espanha), Bogotá, Argentina, Chile e Hong Kong. Com a boa repercussão internacional, o diretor René Sampaio já recebeu convites para dirigir novas produções nos EUA.

Criado em 1006, o Dallas International Film Festival premia cineastas independentes de destaque no mundo. Os vencedores de 17 categorias recebem um prêmio em dinheiro que totaliza US$ 50 mil.

Faroeste Caboclo é drama brasileiro que traz a saga de João de Santo Cristo e Maria Lúcia, personagens da música lançada em 1987. O enredo conta a história de um nordestino que chega a Brasília, torna-se traficante, apaixona-se por uma jovem chamada Maria Lucia e tenta deixar o crime, mas é morto por um traficante rival. O filme foi lançado em 30 de maio de 2013. O filme faturou 15,5 milhões em bilheteria e levou 1,4 milhão de pessoas aos cinemas em 2013.