Antonio Tozzi Esportes

Favoritos decepcionam na primeira rodada da Libertadores e brasileiros vão bem na Sul-Americana

Gabigol, que não vive boa fase, foi um dos mais inoperantes jogadores do Flamengo na derrota para o Aucas (Foto: Marcelo Côrtes/CRF)
Gabigol, que não vive boa fase, foi um dos mais inoperantes jogadores do Flamengo na derrota para o Aucas (Foto: Marcelo Côrtes/CRF)

Antes da competição começar, a maioria dos especialistas apontou Flamengo, Palmeiras e River Plate como favoritos à conquista da Copa Libertadores 2023.

Um deles pode até mesmo ser campeão, mas todos decepcionaram na estreia. O primeiro a frustrar seus torcedores foi o River Plate, derrotado em La Paz pelo The Strongest, na terça-feira (4), por 3 a 1, na abertura do Grupo D.

Grupo A

Os outros dois desapontaram ao serem derrotados também na altitude, na quarta-feira (5). Mais cedo, o Flamengo foi até Quito, capital do Equador, e perdeu por 2 a 1 para o Aucas, atual campeão equatoriano, que está disputando a Copa Libertadores da América pela primeira vez.

O Rubro-Negro, que teve o time titular preservado antes do segundo jogo da final do Carioca, dominou a etapa inicial e abriu o placar com Matheus França, mas a situação mudou no segundo tempo. Enquanto o time de Vítor Pereira caiu de produção na altitude, o Aucas cresceu no jogo, melhorou a marcação e passou a atacar mais. Assim, o Rubro-Negro acabou sofrendo a virada, com gols de Castillo e Ordoñez. Com o resultado, o Fla perdeu uma sequência de 14 jogos sem derrotas como visitante na Libertadores.

O Flamengo perdeu também a invencibilidade de 14 jogos fora de casa pela Libertadores. A última derrota foi para o Independiente del Valle por 5 a 0, em 2020 (a derrota para o Palmeiras na final de 2021 foi em campo neutro). Além disso, o Rubro-Negro também viu cair os 13 jogos de invencibilidade geral na competição – a equipe foi campeã invicta com impressionantes 12 vitórias e apenas um empate (com o Talleres, na primeira fase).

Na próxima rodada, marcada para o dia 19 de abril, o Flamengo enfrentará o Ñublense do Chile, que foi derrotado pelo Racing por 0 a 2, enquanto o time argentino receberá o Aucas em Avellaneda. Será o duelo dos líderes do Grupo A.

Vale lembrar que o técnico Vítor Pereira colocou em campo um Flamengo com time misto, resguardando a maioria dos titulares para a segunda partida da final do Campeonato Carioca contra o Fluminense. O Rubro-Negro joga com a vantagem de poder perder por até um gol de diferença para conquistar mais um título estadual.

Grupo B

No dia em que completou 114 anos, o Inter somou um ponto importante na estreia da Libertadores. A equipe de Mano Menezes teve bons e maus momentos, saiu atrás do marcador, mas conseguiu buscar o empate com o Independiente Medellín, no Atanasio Girardot, pela 1ª rodada do grupo B. O zagueiro Moreno, após falha de Keiller, abriu o placar para os colombianos no início da etapa final. Alan Patrick, o melhor jogador em campo, empatou aos 40 minutos. O 1 a 1 ficou de bom tamanho pelo desempenho de ambas equipes em campo.

O Inter volta a campo pela Libertadores no dia 18 de abril. O duelo será com o Metropolitanos, da Venezuela, no Beira-Rio. O Independiente Medellín joga um dia depois contra o Nacional, no Parque Central. O clube uruguaio lidera a chave por ter vencido o Metropolitanos fora de casa pelo placar de 2 a 1.

Grupo C

Abel Ferreira apostou em um milagre, mas não conseguiu. Ele escalou o time reserva, preservando a equipe titular para o segundo jogo da final, marcada para este domingo de Páscoa. Desse modo, o Palmeiras estreou com derrota na Conmebol Libertadores por 3 a 1, na noite de quarta-feira (5), contra o Bolívar, em La Paz, na Bolívia. López marcou para o Verdão. Hervías, Bejarano e Uzeda fizeram os gols dos donos da casa. A equipe alternativa teve boas chances durante a partida, mas os donos casa, mais acostumados com a altitude, foram mais efetivos. O Palmeiras não perdia havia 17 estreias de Libertadores. Nesse período, foram 14 vitórias e três empates. O último tropeço em estreias foi em 1974, em derrota para o rival São Paulo, por 2 a 0.

Com esse resultado, o Bolívar fica na ponta do Grupo C junto do Cerro Porteño, que venceu o Barcelona-EQU no outro jogo da chave. O Palmeiras, assim como o time paraguaio, não somou pontos na estreia. Na segunda rodada, o Barcelona de Guayaquil receberá o Bolívar em casa, no dia 19 de abril, enquanto no dia seguinte o Palmeiras enfrentará o Cerro Porteño no Allianz Parque.

Grupo D

O Fluminense foi o único time brasileiro a vencer na estreia da Libertadores. É bom lembrar que Corinthians e Atlético-MG estrearam na quinta-feira (6) à noite, quando nossa edição já estava fechada.

No primeiro jogo de Marcelo, o Tricolor venceu o Sporting Cristal de virada, por 3 a 1, no Estádio Nacional de Lima, no Peru. O time começou perdendo a partida após bobeada de Felipe Melo que gerou o gol de Grimaldo. Ainda no primeiro tempo, porém, Cano conseguiu o empate após cobrança de escanteio. Na etapa final, o argentino fez mais um depois de lindo passe de Marcelo para Arias dar a assistência. Já no fim, o zagueiro Vitor Mendes deu números finais a partida com um belo gol de cabeça.

Cano teve mais uma noite de gala com a camisa do Fluminense. Ainda no primeiro tempo, o argentino mostrou oportunismo ao completar o cabeceio de Nino no travessão e empatar a partida em um momento crucial. Já no segundo tempo, o camisa 14 recebeu de Arias após linda jogada do colombiano com Marcelo e fez o gol da virada. Agora, são impressionantes 16 bolas na rede em 13 partidas no ano do artilheiro do Brasil na temporada.

Com o resultado, o Fluminense assumiu a liderança do Grupo D, com três pontos – mesma pontuação do The Strongest, segundo na chave. Ainda sem pontuar, River Plate e Sporting Cristal estão em terceiro e quarto lugar, respectivamente. O Flu volta a campo no próximo domingo, pelo segundo jogo da final do Carioca, contra o Flamengo. Como perdeu o primeiro duelo por 2 a 0, o time de Diniz precisa igualar o placar para levar a decisão aos pênaltis, ou vencer por três de diferença. Pela Libertadores, no dia 18 de abril, Fluminense e The Strongest, líderes do Grupo D, se enfrentam no Maracanã, enquanto o River Plate receberá o Sporting Cristal do Peru em Buenos Aires, no dia seguinte.

Grupo E

O Corinthians estreou na Libertadores 2023 na quinta-feira (6) à noite contra o Liverpool do Uruguai. Infelizmente, não tivemos como divulgar o resultado devido ao fechamento do jornal, mas o Grupo E tem como líder o Argentino Juniors que bateu o Independiente Del Valle por 1 a 0.

Na segunda rodada, o Timão recebe o Argentino Juniors na NeoQuímica Arena, no dia 19 de abril, enquanto o Independiente Del Valle enfrenta o Liverpool um dia antes em Quito.

Grupo F

Sem nenhum clube brasileiro, este grupo teve o empate entre Deportivo Pereyra e Colo Colo do Chile, na Colômbia, na quarta-feira (4). O outro jogo do grupo foi disputado entre o Monagas e o Boca Juniors na Venezuela na quinta-feira (6).

Grupo G

Com um empate de 0 a 0 , o Athletico estreou na Libertadores com o Alianza Lima, no Peru. Rubro-Negro criou as melhores chances, mas terminou a partida sem marcar. Thiago Heleno foi expulso aos 32 minutos do segundo tempo e deixou o Furacão com um jogador a menos na reta final.

O Athletico volta a campo pela Libertadores no dia 18 de abril, para o confronto brasileiro com o Atlético-MG. Antes, o Rubro-Negro disputa a segunda partida da final do Campeonato Paranaense contra o FC Cascavel. A decisão ocorre no domingo, às 17h, na Arena da Baixada. O Alianza Lima visita na próxima rodada o Libertad, no dia 20.

Grupo H

Outro grupo sem clubes brasileiros, o Grupo H teve a vitória do Atlético Nacional sobre o Patronato na Argentina, por 2 a 1, na quarta-feira (5). O outro jogo do grupo foi disputado na quinta-feira (6) entre Melgar do Peru e Olimpia de Assunção.


Brasileiros vão bem na Sul-Americana

O gol de Bauermann nos acréscimos garantiu a vitória do Peixe sobre o Blooming, em Santa Cruz de la Sierra (Foto: Raul Baretta/Santos FC)
O gol de Bauermann nos acréscimos garantiu a vitória do Peixe sobre o Blooming, em Santa Cruz de la Sierra (Foto: Raul Baretta/Santos FC)

Se na Libertadores, os brasileiros começaram hesitantes, na Copa Sul-Americana nossos representantes foram bem.

Grupo E

O Santos estreou na Copa Sul-Americana depois de quase um mês sem jogar, repetiu erros do início da temporada, mas, com um jogador a mais na reta final, conseguiu vencer o Blooming por 1 a 0, na terça-feira (4), em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. O Peixe fez o gol salvador com Eduardo Bauermann, de cabeça, aos 52 do segundo tempo, depois de um primeiro tempo muito ruim, momentos de pressão e, enfim, o alívio. Em resumo, o time de Odair Hellmann apresentou poucas novidades em relação àquele que foi eliminado na fase de grupos do Paulistão, mas contou com a expulsão do goleiro Uraezaña para facilitar sua vida. A vitória, se não chega a empolgar, ao menos faz o time largar bem no torneio.

O Santos volta a campo pela Sul-Americana na quinta-feira (20) contra o Audax Italiano. Já o Blooming tenta se reabilitar fora de casa contra o Newell’s Old Boys na terça-feira (18).

Grupo F

O América-MG venceu o Peñarol (URU) com autoridade e goleou por 4 a 1, na noite da quarta-feira (5), no Independência, pela rodada de abertura do Grupo F da competição. Os gols foram marcados por Éder, Mastriani (2) e Wellington Paulista. A vitória eleva o moral do time para a final do Campeonato Mineiro, no próximo domingo, contra o Atlético-MG no Mineirão. Mansilla fez o gol de honra uruguaio.

Pela Sul-Americana, o América volta a campo no dia 19, quando enfrenta o Defensa y Justicia, fora de casa. O Coelho lidera o Grupo F com três pontos, mesma pontuação do Millonarios, que joga contra o Peñarol em Bogotá no dia seguinte.

Grupo G

O Goiás lutou, mas ficou no empate por 0 a 0 contra o Santa Fe, da Colômbia, na estreia da Copa Sul-Americana. Com apenas três titulares em campo, o Esmeraldino, envolvido na final do Campeonato Goiano, foi melhor na maior parte do jogo e criou algumas oportunidades. Campeão da Sul-Americana em 2015, o Santa Fe pouco ameaçou, mas perdeu a melhor chance com Morelo, já nos acréscimos.

Goiás e Santa Fe não mexeram no placar e ficaram empatados na tabela de classificação. Os outros dois integrantes do Grupo G são Gimnasia la Plata, da Argentina, e Universitario, do Peru, que bateu o time argentino por 1 a 0 na quarta-feira (5). O Goiás volta a jogar diante do Universitario, dia 20 de abril, fora de casa, enquanto Santa Fe receberá o Gimnasia la Plata na terça-feira (18).

Antes de pensar novamente no torneio internacional, o Goiás voltará a campo domingo, novamente na Serrinha, contra o Atlético-GO, na final do Campeonato Goiano. Derrotado no primeiro jogo por 2 a 0, o Esmeraldino precisa vencer por três gols de diferença para ser campeão. Se vencer por dois gols de diferença, o Goiás levará a decisão para os pênaltis.

Grupo H

O Fortaleza bateu o Palestino por 4 a 0, na quarta-feira (5), na Arena Castelão, na estreia pela Sul-Americana. Thiago Galhardo, Pochettino, duas vezes, e Lucero foram os autores dos gols do clube do Pici.  O Fortaleza lidera o Grupo H, com três pontos, e o San Lorenzo é o segundo, com a mesma pontuação, mas um gol de saldo. Na segunda rodada, o Fortaleza encara o San Lorenzo na quarta-feira (19), na Argentina. Antes, o Fortaleza decide o Cearense neste sábado (8), contra rival Ceará, na Arena Castelão. O Palestino joga contra o Estudiantes de Mérida, na terça-feira (18), em casa.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo