Imigração Notícias

Fazendeiro do Arizona é preso sob fiança de $1 milhão por matar imigrante perto da fronteira

George Alan Kelly, de 73 anos, é dono de um rancho na divisa com o México e tinha "problemas com estrangeiros cruzando seu terreno", relataram as autoridades

George Alan Kelly (foto: Santa Cruz County Sheriff’s Office)

O dono de uma pequena fazenda na fronteira do Arizona com o México está enfrentando acusação de homicídio em primeiro grau por ter atirado e matado um imigrante que cruzou sua propriedade durante a travessia ilegal para os Estados Unidos. O incidente aconteceu no último dia 30 de janeiro. George Alan Kelly, de 73 anos, foi preso e teve fiança fixada em um milhão de dólares.

A vítima é um cidadão mexicano de 48 anos de idade e residente da cidade de Nogales. Segundo a polícia do condado de Santa Cruz, a nacionalidade do homem, identificado como é Gabriel Cuen-Butime, pôde ser confirmada devido a um título de eleitor que ele carregava quando foi baleado.

As autoridades ainda estão tentando esclarecer as circunstâncias em que ocorreu o assassinato, mas vizinhos teriam relatado aos agentes que não foi a primeira vez que Kelly teve problemas com estrangeiros cruzando seu terreno.

De acordo com o site de notícias Nogales International, horas antes do crime, a polícia recebeu um chamado sobre um “possível atirador ativo” na área, e “um grupo de pessoas correndo por todos os lados”.

A lei do Arizona permite o uso de arma quando uma residência, mesmo desocupada, é ameaçada. Entretanto, é preciso apresentar uma justificativa razoável para isso. No caso da morte de Gabriel Cuen-Butimea, o delegado  do Santa Cruz County Sheriff’s Office, Gerardo Castillo, disse que “não parecia ser o caso”.

Kelly teve sua primeira audiência com um juiz nesta terça-feira e pediu redução do valor da fiança. Ele alegou que precisava “cuidar de sua esposa”, já que os dois moram sozinhos no rancho. O pedido será avaliado.

Documentos federais obtidos pelo jornal Daily Mail apontam que Gabriel Cuen-Butimea tinha um histórico de cruzar ilegalmente a fronteira EUA-México e foi deportado de volta em várias ocasiões.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo