Estados Unidos

FDA aprova medicamento para tratar obesidade nos EUA

Droga é usada em doses menores para o controle da diabetes; injeção pode ajudar na perda de até 12% do peso corporal

Segundo o FDA, novos tratamentos para a obesidade são necessários (Foto: Photographerlondon/Dreamstime.com)
Segundo o FDA, novos tratamentos para a obesidade são necessários (Foto: Photographerlondon/Dreamstime.com)

O U.S. Food and Drug Administration aprovou o uso do medicamento injetável Wegovy (semaglutida) para o controle do peso em pessoas obesas. Para que o paciente receba a medicação, ele deve estar muito acima do peso e ter alguma comorbidade ligada à obesidade, como diabetes, pressão alta, colesterol alto. 

A injeção prescrita por um médico deve ser aplicada uma vez por semana e o paciente pode perder até 12% do peso corporal. 

“Esta injeção sob a pele é a primeira droga aprovada para controle crônico de peso em adultos com obesidade em geral ou sobrepeso desde 2014”, disse o FDA em um comunicado na sexta-feira (4).

A semaglutida, a ser vendida sob a marca Wegovy pela fabricante Novo Nordisk, afeta um hormônio chamado peptídeo-1 semelhante ao glucagon e aumenta a produção de insulina. Mas também parece suprimir o apetite.

Segundo o FDA, novos tratamentos para a obesidade são necessários. “Aproximadamente 70% dos adultos americanos têm obesidade ou sobrepeso. Ter obesidade ou sobrepeso é um sério problema de saúde associado a algumas das principais causas de morte, incluindo doenças cardíacas, derrame cerebral e diabetes, e está relacionado a um risco aumentado de certos tipos de câncer”, disse a agência no comunicado.

“A perda de 5% a 10% do peso corporal por meio de dieta e exercícios foi associada a um risco reduzido de doenças cardiovasculares em pacientes adultos com obesidade ou sobrepeso”. (Com informações da CNN)

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo