Cinema/TV

Festival brasileiro de cinema de Miami anuncia programação

De 14 a 23 de setembro, Miami se transforma na capital do cinema brasileiro, reunindo diretores, atores e produtores no maior evento do audiovisual brasileiro no exterior

Adriana Dutra, Flavia Guimaraes, Viviane Spinelli e Claudia Dutra durante o Brazilian Film Festival of Miami do anos passado
Adriana Dutra, Flavia Guimaraes, Viviane Spinelli e Claudia Dutra durante o Brazilian Film Festival of Miami do anos passado

DA REDAÇÃO – Pela 22ª vez, o maior e mais tradicional festival de cinema brasileiro realizado no exterior chega ao Sul da Flórida. Na mostra competitiva do Festival de Cinema Brasileiro de Miami (Brazilian Film Festival of Miami), oito longas-metragens de ficção retratam a diversidade da cinematografia nacional, com produções que representam a diversidade. Este ano, a curadoria é de Anna Marie de la Fuente, editora-chefe para América Latina da revista Variety, Flavia Guerra, jornalista e documentarista, e Carlos Gutierrez, diretor do Cinema Tropical, distribuidora baseada em NY. O festival acontece entre os dias 14 e 23 de setembro. 

Todos os filmes que concorrem ao troféu Lente de Cristal são inéditos nos Estados Unidos, e dois deles serão exibidos antes de serem lançados no Brasil: a comédia Correndo Atrás, de Jeferson De, que tem elenco e equipe técnica quase 100% black, e o drama Benzinho, de Gustavo Pizzi. Dois dos oito longas em competição são dirigidos por mulheres: os dramas Aos Teus Olhos, de Carolina Jabor, e As Boas Maneiras, de Juliana Rojas e Marco Dutra. Completam a seleção os elogiados Berenice Procura, de Allan Fiterman, com uma importante representação LGBT no elenco;  e O Paciente – O Caso Tancredo Neves, thriller médico de Sérgio Rezende que revela detalhes da misteriosa morte do presidente que nunca tomou posse (estreia no Brasil na semana do festival); e as comédias Uma Quase Dupla, de Marcus Baldini, e Antes Que Eu Me Esqueça, de Tiago Arakilian.

Em sessões hors concours, o festival apresenta dois aguardados documentários também inéditos no Brasil:  Quero Botar Meu Bloco na Rua, de Adriana L. Dutra, sobre o carnaval de rua carioca, e Fevereiros, de Marcio Debellian, que registra a vitória da Mangueira quando homenageou Maria Bethânia e acompanha a cantora nas festas da Nossa Senhora da Purificação, na Bahia.

Cacá Diegues, o grande homenageado desta edição, ganhará uma mostra especial com exibição de três filmes emblemáticos: Orfeu (1999), Deus é Brasileiro (2003) e O Maior Amor do Mundo (2006). Em uma mostra paralela voltada para a formação de novas plateias, três filmes serão exibidos na Florida International University: o documentário Euller Miller Entre Dois Mundos, de Fernando Severo, protagonizado por um jovem indígena da etnia kaiwá; Como é Cruel Viver Assim de Julia Rezende, e Canastra Suja, de Caio Soh.

Maior vitrine do audiovisual nacional nos Estados Unidos, o Festival de Cinema Brasileiro de Miami apresenta um panorama diversificado da mais recente produção audiovisual brasileira, com mostras e painéis que ocupam diversos espaços da cidade: o Regal South Beach 18 (tradicional cinema que sedia a mostra competitiva), New World Symphony SoundScape Park, Savor Cinema, Downtown Media Center e Florida Internacional University.

Mais informações acesse: https://www.inffinito.com

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo