Histórico

Festival de Cinema começa hoje em Miami

Brazilian Film Festival reúne mais de 20 mil espectadores na maior mostra competitiva realizada fora do país

Da redação
Miami vai se transformar na capital do cinema brasileiroa partir de hoje, até o dia 9 de junho, quando será realizada a 11a edição do Brazilian Film Festival. Atores, diretores, produtores nacionais e estrangeiros e executivos de empresas norte-americanas do setor audiovisual circularão pela cidade para assistir no Colony Theatre às mais recentes produções nacionais, todas inéditas no circuito americano. O Festival de Cinema Brasileiro de Miami, produzido pelo Grupo Inffinito, é a maior mostra competitiva de filmes brasileiros realizada fora do país e, portanto, a grande vitrine do cinema nacional no exterior. A expectativa é de que mais de 20 mil pessoas – entre latinos, brasileiros, turistas e americanos – assistam às exibições.
A abertura do festival será na North Beach Band Shell. O Cinema ao Ar Livre acontece na sexta-feira, dia 1o de junho, e exibirá em um imenso telão os vencedores do prêmio de melhor filme pelo público no festival do ano passado: o longa-metragem Irma Vap – O retorno, de Carla Camurati, e o curta-metragem Alô Tocayo, de Renato Martins e Lula Carvalho.
Entre os dias 2 e 8 de junho, o tradicional Colony Theatre exibirá cerca de 30 filmes, entre longas e curtas-metragens. Inéditos em circuito comercial nos EUA, todos os filmes foram finalizados ou lançados para o público no Brasil entre 2006 e 2007. Este ano, o festival exibe na mostra competitiva três longas inéditos no circuito comercial nacional: Inesquecível, de Paulo Sérgio de Almeida; Polaróides urbanas, de Miguel Falabella; Noel – Poeta da Vila, de Ricardo Van Steen. Uma mostra paralela digital, na Cinematheque de Miami Beach, também faz parte da programação.
Realizado desde 1997 pelo Grupo Inffinito, das sócias Adriana de Lucena Dutra, Cláudia Dutra e Viviane B. Spinelli, o festival recebeu, logo na segunda edição, apoio financeiro da Prefeitura de Miami Beach. Com o prestígio consolidado, o Brazilian Film Festival of Miami é hoje o único evento brasileiro inserido no calendário oficial da cidade.
Homenagem – Uma personalidade de enorme importância para o cinema nacional será homenageada durante o festival: o ator Ney Latorraca, que terá um de seus grandes sucessos, Viva Sapato!, de Luiz Carlos Lacerda, exibido no Colony Theater.
Encerramento – Dia 9 de junho, no encerramento do evento, um júri composto por profissionais especializados da indústria cinematográfica irá eleger os melhores do ano em 11 categorias. O júri _ que tradicionalmente tem como presidente um brasileiro e é formado por profissionais americanos, latinos e europeus da indústria audiovisual _ será presidido este ano pela produtora Gláucia Camargos. O público, que vota ao longo do festival, também escolherá o melhor longa e o melhor curta. Luís Salém e Aluísio de Abreu serão os mestres da cerimônia, que encerra o festival com a exibição hors-concours (fora da mostra competitiva) do longa-metragem A grande família, de Mauricio Farias.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo