Festival de Cinema é o Brasil nas telas de Miami

0
554

Pelo 16º ano consecutivo, o público vai poder assistir aos mais recentes filmes lançados no Brasil

cinema

Aqui onde tudo começou, o Brazilian Film Festival de Miami volta às origens. E mais uma vez vem cheio de novidades. A concepção do festival este ano o transformou numa edição mais compacta e dá oportunidade para os cinéfilos assistirem aos filmes exibidos na mostra especial, que integram filmes que não participam da mostra competitiva.

A noite de abertura do Festival acontece no dia 18 de agosto, sábado, com a premiere norte-americana do premiado filme O Palhaço, o segundo longa metragem dirigido por Selton Mello, que também assina o roteiro juntamente com Marcel Vindicatto e faz um dos papéis principais. em exibição especial e gratuita no Wallcast do New World Symphony, às 20:30h, aberto ao público.

Recomenda-se aos espectadores levarem cadeiras de praia ou toalhas para sentar, uma vez que o evento acontece ao ar livre, com a projeção da tela sendo feita na parede do prédio da New World Symphony (500 17th Street  Miami Beach). Caso chova, o evento será transferido para o Colony Theater. As credenciais para membros do Festival serão distribuídas neste sábado das 18 às 20h.

Entre os dias 19 e 24 de agosto será apresentada a Mostra Especial na Miami Beach Cinematheque (1130 Washington Avenue, Miami Beach). Os filmes que participam da Mostra Competitiva serão exibidos entre os dias 22 e 25 de agosto,noite em que também será realizada a cerimônica de premiação do Brazilian Film Festival de Miami, no Colony Theater (1040 Lincoln Road, Miami Beach), com a entrega dos prêmios Lente de Cristal.

Todos os filmes apresentados no Festival são inéditos em Miami e muitos fazem sua estreia internacional. A programação representa o melhor da mais recente safra do cinema brasileiro, entre curtas e longas-metragens. Todos os filmes são exibidos com legendas em inglês.

A Sessão AcheiUSA de Cinema será realizada no dia 22 de agosto, primeira noite do festival, às 9h30 da noite. O filme escolhido foi A Cadeira do Pai, longa metragem dirigido por Luciano Moura, com roteiro de Elena Soarez, e produção de Fernando Meirelles, Andrea Barata Ribeiro e Bel Berlinck. A história do filme é sobre Theo Gadelha, personagem de Wagner Moura, casado com Branca (Mariana Lima) e os dois são médicos. O casal tem um filho, Pedro (Brás Antunes), que desaparece quando está perto de completar 15 anos. Para piorar ainda mais a situação, Theo fica sabendo que Branca quer se separar dele e que seu mentor (Germano Haiut) está à beira da morte.
Theo sai em busca do filho sumido e aproveita a viagem para se redescobrir.

Mostra Competitiva e Especial

Entre os filmes selecionados para a mostra competitiva pelo prêmio do público, encontram-se Capitães de Areia, de Cecília Amado, Totalmente Inocentes, de Rodrigo Bittencourt, E aí comeu?, de Felipe Joffily e Dois Coelhos, de Afonso Poyart, entre outros. Além da mostra competitiva no Colony Theatre, o Brazilian Film Festival apresenta também a Mostra Especial na Miami Beach Cinematheque, entre 19 e 24 de agosto, com a exibição de documentários e filmes de ficção produzidos entre 2011 e 2012 no Brasil. A programação inclui títulos como Jorge Mautner – O Filho do Holocausto, de Pedro Bial e Heitor D’Alincourt, Coração do Samba, de Thereza Jessouroun e Meu País, entre outros. O longa Xingu, de Cao Hamburger, será a atração da noite de encerramento do Festival, em 25 de agosto, às 21h, no Colony Theatre.

A curadoria do Circuito Inffinito de Festivais 2012 é composta pelas produtoras Paula Barreto e Clélia Bessa, a diretora da Oi Futuro Maria Arlete Gonçalves, Ruth Albuquerque, produtora audiovisual e advogada especializada em Direito Autoral e Jorge Peregrino, Vice Presidente Sênior da Paramount Pictures International para a América Latina e Caribe, onde permaneceu até janeiro de 2012.

Ingressos para as sessões do Brazilian Film Festival of Miami no Colony Theatre estão disponíveis online através do site www.ticketmaster.com, $10 por sessão. Ingressos podem ser comprados online até às 16h do dia da sessão. Após este horário, os ingressos estão disponíveis na bilheteria do cinema. A compra de ingressos antecipada é recomendada em função da lotação das salas.
Um número limitado de passes VIP ($150) e passes Festival Fans ($100) estão disponíveis no Ticketmaster. Passes VIP garantem o acesso para todas as sessões do Festival, noite de abertura, after party no Bâoli Miami, festa de encerramento no Shore Club Hotel e diversas outras atrações.

Sobre a Inffinito

Fundada em 1995 pelas sócias Adriana L. Dutra, Cláudia Dutra e Viviane B. Spinelli, a Inffinito é hoje uma das mais importantes produtoras culturais do Brasil e a maior vitrine do cinema nacional no exterior. 

O grupo, que compreende a Inffinito Núcleo de Arte e Cultura, Inffinito Eventos e Produções (Brasil) e Inffinito Foundation (EUA), tem como objetivo a prospecção no exterior de novos negócios para o Brasil, inserindo no mercado internacional os produtos, serviços e turismo brasileiro. 

Além do Circuito Inffinito de Festivais o único circuito de festivais de cinema brasileiro no mundo, a empresa também produz filmes em todos os formatos: curtas, médias e longas, e produtos para a TV. Na lista estão: o documentário Fumando Espero (2009), de Adriana L. Dutra; Fumando Espero, a Série (exibida no Canal Brasil); Pioneiros, documentário de Viviane B. Spinelli e Dulce Bressane (2008); e Caravana MT: Concertos pela Paz no Trânsito (2008), de Viviane B. Spinelli, entre outros. 

A Inffinito é ainda responsável pela realização de eventos culturais no Brasil como o Cinema da Gente, Verão do Rio, Conexão Samba, Redecard Conexão Brasil, B-a-bá do Cinema Nacional, Projeto Ecocine & Expo Lamsa Arte de Comunidade, entre muitos outros. 

O patrocínio do evento é da SAV/MinC (Secretaria de Audiovisual/Ministério da Cultura do Brasil) e a companhia aérea oficial é a American Airlines. O hotel oficial do evento é o Shore Club Hotel e a cerveja oficial é a Stella Artois. O Festival do Cinema Brasileiro tem apoio governamental do Consulado Geral do Brasil em Miami, do Conselho de Desenvolvimento de Turismo do condado de Miami-Dade, do Departamento de Assuntos Culturais do condado de Miami-Dade, do Conselho e Assuntos Culturais, do prefeito do condado e da diretoria de conselheiros de Miami-Dade, do condado de Miami Dade, do VCA de Miami Beach e da cidade de Miami Beach.

O evento conta também com o apoio da Viscayne Building, Elo Company, Neiman Marcus, Bâoli Restaurant e Piola e suporte de mídia de Selecta Magazine, Acontece.com e do AcheiUSA Newspaper.

cinema