Histórico

Festival mineiro de jazz chega a New York

Até o dia 23 será possível escutar o melhor da música instrumental brasileira em solo americano

Instrumentistas consagrados e novos talentos da música instrumental brasileira estarão em New York até o dia 23 de setembro, durante o Savassi Festival, já tradicional em Belo Horizonte (MG) e que pela primeira vez é levado à Big Apple. As apresentações acontecem em alguns dos principais clubes de jazz de New York, como o Smalls, o Poisson Rouge, o Jazz Gallery e o Cornelia Street Café.

Entre os destaques no elenco desse festival, estarão: o trio do violonista mineiro Juarez Moreira; o Brazilian Trio, grupo radicado em New York que reúne o pianista Hélio Alves, o baixista Nilson Matta e o baterista Duduka da Fonseca; e o Cliff Korman Ensemble, que fará um tributo ao clarinetista Paulo Moura (1932-2010).

Talentos da nova geração de instrumentistas de Minas Gerais também participam do evento, como os pianistas Rafael Martini e Antônio Loureiro, a clarinetista Joana Queiroz e o baixista Frederico Heliodoro, além de outros brasileiros radicados nos EUA, como o guitarrista gaúcho Sandro Albert e o baixista brasiliense Leonardo Cioglia.

Alguns workshops e palestras sobre a música brasileira serão apresentados durante o festival. Entre eles, a história e contribuição de Paulo Moura para a música instrumental brasileira e sobre o compositor João Gilberto, ícone da bossa-nova.

Projeto do produtor Bruno Golger, que já realizou 11 edições do Savassi Festival em Belo Horizonte (MG), a versão nova-iorquina desse festival também vai promover workshops com os músicos do evento, estabelecendo intercâmbios com as universidades de New York e Columbia. 

“O Savassi Festival é um projeto em contínua elaboração e reelaboração. A partir das experiências passadas, de novas parcerias e desejos surge, a cada ano, um festival transformado”, define o idealizador e coordenador do festival, Bruno Golgher.

O Savassi Festival é realizado, desde 2003, em Belo Horizonte com atividades que ocupam diversos espaços da cidade. Confira a programação no site www.ny.savassifestival.com.br.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo