Histórico

Fidel recebeu Chávez e Raúl em seu aniversário

Ditador cubano foi fotografado segurando um exemplar do jornal Granma

O jornal cubano Granma divulgou nesta segunda-feira (14) fotografias do presidente de Cuba, Fidel Castro, recebendo seu irmão Raúl e o líder venezuelano Hugo Chávez na comemoração de seu aniversário de 80 anos, celebrado ontem.

O Granma, diário oficial do Partido Comunista, publicou seis fotos do encontro apenas um dia depois de o jornal estatal Juventude Rebelde ter divulgado quatro fotografias do líder cubano, que recupera-se de uma delicada cirurgia intestinal.

Em quase todas as fotografias recentes, Fidel Castro parece estar sentado numa cama em trajes esportivos. Ao longo das últimas décadas, o líder cubano raramente foi fotografado em roupas descontraídas.

“Uma Tarde Inesquecível Entre Irmãos”, dizia o título da reportagem do Granma sobre a visita de Chávez e de Raúl ao presidente cubano licenciado.

“Fidel recebeu Chávez no leito de recuperação e compartilhou com ele mais de três horas de emoções, anedotas, risos, fotos, presentes e a felicidade de uma amizade próxima”, escreveu o Granma.

“Essa foi a melhor visita que eu já fiz”, disse Chávez, citado pelo Granma. Manifestando surpresa com a rápida recuperação do líder cubano, Chávez teria comentado: “Que tipo de ser humano é esse? De que material ele é feito?”

E prosseguiu: “Ele é, como dizem vocês, feito de caguairán”, uma espécie local de carvalho usada pela imprensa local para simbolizar a resistência de Fidel Castro.