Histórico

Filme brasileiro entre os melhores do ano

‘Linha de Passe’, de Walter Salles e Daniella Thomas, figura na lista do ‘The Times’

O filme ‘Linha de Passe’, de Walter Salles e Daniella Thomas, entrou na relação das melhores produções de 2008 do jornal britânico ‘The Times’. A prestigiosa lista é um termômetro para o Oscar e o longa-metragem que fala sobre as desventuras e esperanças da juventude brasileira é o único representante do país na seleção – ‘Ensaio sobre a Cegueira’, de Fernando Meirelles, ficou de fora.

Inspirada em grande parte por histórias reais, ‘Linha de Passe’ conta a história de quatro irmãos que buscam seu caminho na vida. De pais diferentes, os quatro vivem com sua mãe, empregada doméstica que espera outro filho, de pai desconhecido. O filme transcorre em São Paulo e mostra um elenco de estreantes no cinema, com exceção de Vinícius de Oliveira, que atuou em ‘Central do Brasil’.

O filme foi exibido em uma sessão exclusiva para jornalistas no Festival de Cannes e os cerca de dois mil profissionais da imprensa aplaudiram muito o longa, que chegou a provocar lágrimas nos espectadores. “Trata-se de obra muito bem sucedida, tanto como drama como ao mostrar a realidade de se crescer pobre, sem futuro à vista”, afirmou o crítico do Hollywood Reporter.

Com relação à lista do ‘The Times’, a melhor definição é heterogênea. O maior destaque é ‘Batman – O Cavaleiro das Trevas’, mas há outros campeões de bilheteria, como ‘Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal’, ‘007 – Quantum of Solace’ e ‘High School Musical – O Ano da Formatura’. Além disso, figuram produções britânicas (‘RocknRolla – A Grande Roubada’ e ‘Mamma Mia!’), filme de animação (‘Kung Fu Panda’) e até o político ‘W’, de Oliver Stone.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo