Histórico

Filme sobre Lula vai representar o Brasil na corrida do Oscar

Longa que conta a vida do presidente disputará indicação com outros 95 países

O Brasil estará representado na corrida por uma indicação à vaga de melhor filme estrangeiro por seu melhor produto exportação: o presidente Lula. O longa de Fábio Barreto que conta a história de vida do presidente da República foi escolhido pelo Ministério da Cultura, apesar de o público manifestar sua preferência por outros concorrentes, como ‘Nosso Lar’, fenômeno de bilheteria no país e que retrata o médium Chico Xavier.
‘Lula – O filho do Brasil’ vai disputar a vaga contra outros 95 filmes países distintos. “Levamos em consideração o Brasil. O longa reflete um pouco a nossa vida e Lula é uma estrela aqui e fora daqui”, declarou o cineasta Roberto Farias, presidente da Academia Brasileira de Cinema e integrante da comissão que tomou a decisão unânime.
Ele rebateu as críticas de que a escolha tenha sido tomada sob o ponto de vista político. “Nosso partido é o cinema brasileiro”, afirmou. Tata Amaral, outra integrante da comissão, admitiu que a popularidade de Lula também no exterior possa, sim, contribuir com o desempenho do representante brasileiro no Oscar. “Eu gostaria que a figura do Lula influenciasse a Academia. Nesse sentido, seria ótima a influência política da escolha”, defendeu a cineasta.
Os nomes dos cinco indicados ao prêmio máximo do cinema mundial serão divulgados em 25 de janeiro. A festa de entrega dos prêmios está marcada para 27 de fevereiro de 2011. ‘Lula – o filho do Brasil’ foi exibido no Festival do Cinema Brasileiro em Miami e tem no elenco Glória Pires, Rui Ricardo Diaz e Juliana Baroni.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo