Histórico

Filmes brasileiros no Festival Internacional de Miami

Mais de 20 filmes exibidos nos trinta anos de MIFF foram indicados em diversas edições do Oscar

Cena do filme Bay of all Saints/Da Maré da diretora Annie Eastman
Cena do filme “Bay of all Saints/Da Maré” da diretora Annie Eastman

O Miami International Film Festival (MIFF) é um festival anual de cinema em Miami que mostra filmes independentes americanos e internacionais com foco especial nos filmes latino-americanos. O festival com a mostra competitiva atrai a atenção a nível local e internacional, com filmes sendo exibidos em diversas salas de cinema da cidade e inclui longa-metragens, documentários, curta-metragens e retrospectivas.

O festival foi criado em 1983 pela Film Society of Miami, e este ano comemora seu 30º aniversário. O controle do festival foi assumido pela Florida International University em 1999 e depois pelo Miami-Dade College em 2003. A partir de 2006, o festival, que era realizado em fevereiro, mudou sua data para a primeira quinzena de março. O festival cresceu e se tornou referência mundial, com público médio anual de 70,000 espectadores. Nesta 30ª edição do festival, ele será realizado entre os dias 1º e 10 de março de 2013.

O MIFF apresentou cineastas de mais de 60 países para o público do sul da Flórida, incluindo notáveis como Pedro Almodóvar, Andrea Arnold, Hector Babenco, Luc Besson, Susanne Bier, Bertrand Blier, Juan Carlos Campanella, Joel & Ethan Coen, Alfonso Cuarón, Felipe Martinez Amador, Terence Davies, Sam Fuller, Alex de la Iglesia, Jonathan Demme, Abel Ferrara, Andy Garcia, Patricio Guzmán, Werner Herzog, Steve James, Lawrence Kasdan, Spike Lee, Lucrecia Martel, François Ozon, José Padilha, Patricia Riggen, John Sayles, Carlos Sorin, Morgan Spurlock, Fernando Trueba, Liv Ullmann, Paul Verhoeven, Denis Villeneuve, Margarethe von Trotta e Wim Wenders.

BAY OF ALL SAINTS (DA MARÉ)

Direção: Annie Eastman
Categoria: Documentário

A cidade de Salvador, capital da Bahia, tem uma vista espetacular do Oceano Atlântico, em frente à bela Baía de Todos os Santos, que tem um formato de lua crescente. Mas uma comunidade de desvalidos que sobrevive das migalhas da economia da cidade fixaram residência na água, usando uma mistura de palafitas de madeira e lixo para estender a terra escassa dentro da baía. Com um empréstimo de $49 milhões do Banco Mundial, o governo da Bahia optou por destruir as palafitas e criar moradias para os residentes nas áreas externas de Salvador. Mas lar e casa não são a mesma coisa, protestam os residentes. Enquanto persite o impasse, muitos se perguntam: onde está o dinheiro?

Dia de exibição: Sábado, 09 de março
Horário: 4:15 PM
Local: Regal South Beach Cinemas
Endereço: 1100 Lincoln Road, Miami Beach, FL 33139

EBB & FLOW (A ONDA TRAZ, O VENTO LEVA)

Direção: Gabriel Mascaro
Categoria: Competição University of Miami Shorts
Rodrigo é um jovem surdo do Recife que trabalha instalando estéreos em carros numa pequena revenda nas cercanias da cidade. Apesar de sua surdez, o som penetra em sua vida cotidiana e ele aproveita suas vibrações, permitindo que elas pulsem através de suas veias.

Dia de exibição: Sábado, 02 de março, e domingo, 03 de março
Horário: 9:15 PM (sábado); 5:00 PM (domingo)
Local: O Cinema
Endereço: 90 NW 29th Street, Miami, FL 33127

GOOD LUCK, SWEETHEART (BOA SORTE, MEU AMOR)

Direção: Daniel Aragão
Categoria: Competição Lexus Ibero-American Opera Prima

Dirceu é um rico playboy que trabalha numa empresa de demolição, construção de prédios de escritórios e condomínios no Recife para a nova geração de brasileiros que vivem lá. Dirceu se apaixona por Maria, uma linda estudante de música que vem de uma família pobre. O relacionamento começa promissor, mas quando Maria desaparece de repente Dirceu não pode suportar a perda e procura por ela obsessivamente em todos os lugares. Ao longo da jornada, ele encontra dor e dificuldade quando enfrenta os conflitos de classe e cultura profundamente enraizados na região. O primeiro longa-metragem de Daniel Aragão retrata o sempre trágico tema do amor perdido e dos problemas que podem surgir entre as pessoas por causa de suas posições sociais e de seus status financeiros. O filme também faz referência à perda das tradições culturais de algumas pessoas para abrir caminho para o progresso.

Dia de exibição: Domingo, 03 de março; terça-feira, 05 de março
Horário: 4:15 PM (domingo); 9:15 PM (terça)
Local: Regal South Beach Cinemas
Endereço: 1100 Lincoln Road, Miami Beach, FL 33139

THE MOVING CREATURES (O QUE SE MOVE)
Direção: Caetano Gotardo
Categoria: Competição Knight Ibero-American

Esteban (Darío Grandinetti) e Molly (Cecilia Roth)estão casados há mais de vinte anos. Numa fria manhã de junho, o casal descobre que chegou ao fundo do poço e o relacionamento entre eles não é mais o que já foi antes. Com a cidade de Buenos Aires como cenário, o casal de meia idade se separará e procurará por novas maneiras de ver o que foi perdido ou descobrir o que estava mantendo o relacionamento entre eles vivo durante todo este tempo. O casamento examina os diferentes aspectos que fazem um homem e uma mulher se gostarem, aqueles momentos onde uma união pode tornar-se mais firme do que uma rocha, mas também mostrará as decepções e todas aquelas pequenas coisas que fazem com que valha a pena lutar pelo relacionamento.

Dia de exibição: Segunda-feira, 04 de março; quarta-feira, 06 de março
Horário: 9:00 PM (segunda); 9:45 PM (quarta)
Local: Tower Theater TWR1
Endereço: 1508 SW 8th Street, Little Havana, Miami, FL 33135

OF OTHER CARNIVALS (DE OUTROS CARNAVAIS)
Direção: Paulo Miranda 2012
Categoria: Competição University of Miami Shorts
Janice e Píndaro se conhecem no carnaval quando eram adolescentes. Anos mais tarde, fica claro que o encontro significou coisas diferentes para cada um deles.

Dia de exibição: Sábado, 02 de março
Horário: 6:30 PM
Local: Tower Theater TWR1
Endereço: 1508 SW 8th Street, Little Havana, Miami, FL 33135

RIO 2096: A STORY OF LOVE AND FURY (UMA HISTÓRIA DE AMOR E FÚRIA)
Direção: Luiz Bolognesi
Categoria: Visions

Mark Adams, crítico de cinema da Screen, talvez tenha melhor capturado a empolgação do novo filme de Luiz Bolognesi quando ele o descreveu depois de vê-lo no Rio Film Festival no ano passado: Um vigoroso e impressionante filme de animação adulto que viaja por 600 anos da história brasileria passado e futuro o ambicioso Rio 2096: A Story Of Love and Fury funde o estilo tradicional de animação com trabalho de computação e revela um filme que mistura lenda com a política, encontrando muito espaço para a violência, sexo e mitologia enquanto viaja livremente através dos séculos.
Dia de exibição: Quinta-feira, 07 de março; sábado, 09 de março
Horário: 9:30 PM (quinta); 7:30 PM (sábado)
Local: O Cinema
Endereço: 90 NW 29th Street, Miami, FL 33127

WHY DID YOU LEAVE? (POR QUE VOCÊ PARTIU?)
Direção: Eric Belhassen 2012
Categoria: Lee Brian Schrager’s Culinary Cinema

Cinco excepcionais chefs da gastronomia francesa decidem deixar suas casas e reconstruir suas vidas no Brasil, para combinar suas sensibilidades continentais com os ritmos de sua nova casa. Enquanto eles se adaptam às suas novas vidas, estes chefs e restaurateurs se tornam importantes personagens na sofisticada cultura culinária de São Paulo. Enquanto Erick Jacquin (La Brasserie), Laurent Suaudeau, Frédéric Monnier, Roland Villard, Alain Uzan e Emmanuel Bassoleil saboreiam o doce sabor do sucesso, eles também analisam as verdadeiras razões pelas quais deixaram seus lares na França, e porque sentiram que tinham de partir para um mundo tão distante…
O Lee Brian Schrager’s Culinary Cinema abre com um combinação dos sabores franceses (“saveurs”) inspirados pela cultura brasileira num brunch em um dos mais solicitados restaurantes de Miami, o Juvia, no domingo, 3 de março, do meio-dia às 2:30pm. O chefe executivo do Juvia, Laurent Cantineau, receberá os internacionalmente aclamados restaurateurs e chefs Erick Jacquin (La Brasserie, São Paulo), Frédéric Monnier (Brasserie Rosário) e Laurent Suaudeau (Escola da Arte Culinária, São Paulo) na preparação de pratos selecionados de sua assinatura para serem desfrutados no pátio espetacular do Juvia com uma bela vista de South Beach. Logo depois do brunch, “Why Did You Leave?” de Eric Belhassem fará sua estreia norte-americana. O fascinante documentário apresenta Jacquin e Suaudeau, bem como seus contemporâneos franceses Roland Villard, Alain Uzan e Emmanuel Bassoleil. O filme será exibido às 3:00 PM no Regal South Beach localizado em frente ao Juvia e está incluído no preço do ingresso: $100 (membros do MFS pagam $85). O brunch será servido com uma variedade de vinhos brasileiros: Miolo Sparkling, Casa Valduga, Don Guerino Reserva Chardonnay, Perini Macaw Moscato, Perini Macaw Merlot.

Dia de exibição: Domingo, 03 de março
Horário: 3:00 PM
Local: Regal South Beach Cinemas
Endereço: 1100 Lincoln Road, Miami Beach, FL 33139

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo