Antonio Tozzi Esportes

Fim da era Dilma, início da era Tite

Enquanto o novo presidente do Brasil, Michel Temer, vai à China, o técnico Adenor Bacchi, mais conhecido como Tite, começa sua caminhada como novo treinador da Seleção Brasileira de Futebol em Quito, capital do Equador.

Ambos têm missões difíceis. Temer viaja para o outro lado do mundo em busca da legitimização de seu governo no âmbito internacional e da atração de novos investimentos para o país, uma vez que os investidores internacionais seguraram a carteira à espera da definição do imbroglio brasileiro. Todos brasileiros esperam que o novo comandante brasileiro tenha sucesso e consiga reverter o clima de pessimismo que havia se instaurado no Brasil.

Tite, por sua vez, também tem bastante responsabilidade sob seus ombros. Depois da desastrada passagem de Dunga à frente do escrete canarinho, o ex-treinador corintiano precisa recuperar a auto-estima dos craques brasileiros e, sobretudo, necessita dar uma injeção de ânimo aos seus comandados para fazer com que a Seleção Brasileira de Futebol consiga dois bons resultados nestas datas FIFA – na quinta-feira (1º) contra o Equador em Quito e na terça-feira (6) contra a Colômbia em Manaus. Atualmente o Brasil ocupa a sexta colocação nas eliminatórias da América do Sul e estaria portanto fora da Copa da Rússia em 2018 caso termine a fase de classificação nesta posição. Aliás, seus adversários encontram-se em melhores posições – Equador é segundo colocado e Colômbia está no quinto lugar.

Depois de voltar ao país, Temer terá de jogar duro para não dar espaço aos inimigos, defender-se dos ataques, saber organizar a base de apoio que manterá seu governo funcionando e principalmente driblar as dificuldades e os obstáculos que estão aí para serem derrotados. Pior, pouca gente confia nos seus convocados, dado à corrupção endêmica que tomou conta do Brasil.

Já Tite procurou unir experiência, habilidade e juventude para tentar surpreender seus adversários. Ele confirmou o time com algumas supresas como a estreia de Gabriel Jesus, atacante do Palmeiras, que venceu a disputa particular com Gabigol, recém-contratado da Inter de Milão, no comando do ataque. Assim, o treinador escalou a equipe com o goleiro Alison; a linha de zaga formada por Daniel Alves, Marquinhos, Miranda e Marcelo; o meio campo teve Casemiro, Renato Augusto e Paulinho; enquanto William, Gabriel Jesus e Neymar foram os atacantes.

A exemplo da torcida por Temer à frente do governo, todos também querem que Tite faça a Seleção Brasileira de Futebol praticar um futebol eficiente e, se possível, sedutor, resgatando o conceito de “futebol bonito” que conquistou o mundo.

Palmeiras praticamente carimba classificação na Copa do Brasil

Como era esperado, o Palmeiras, atual líder do Brasileirão 2016, venceu com tranquilidade o Botafogo-PB, de João Pessoa, pelo placar de 3 a 0., com gols de Jean (pênalti), Rafael Marques e Tchê Tchê. Agora, seu adversário terá de derrotar o poderoso rival por 4 a 0 para se classificar. Tarefa quase impossível para o time da Paraíba, único estado brasileiro onde o Verdão não jogou pela Copa do Brasil. Apesar do palcar dilatado, a equipe paraibana mostrou-se organizada e perigosa durante o primeiro tempo no Allianz Parque. Se o Palmeiras apresentou lentidão na troca de passes próximo à área rival e parou na marcação adversária, o segundo tempo mostrou muito mais intensidade e movimentação. A alteração passa pela visão de Cuca, que tirou Cleiton Xavier e colocou Allione, um jogador mais veloz e incisivo. Não demorou para o clube alviverde se impor e alcançar a vitória; menos de 20min, no caso. A nota preocupante é que uma das principais peças do Palmeiras na temporada, o meio-campista Moisés, tornou-se alvo da preocupação para a comissão técnica. O volante sentiu o tornozelo direito após disputa de bola na linha de fundo e recebeu atendimento médico. Aos 25min da primeira etapa, novas dores no local obrigaram Cuca a tirar o jogador precocemente do confronto. Semana que vem, o rival é o São Paulo pelo Campeonato Brasileiro no Allianz Parque.

Inter derrota Fortaleza e espanta crise

Depois de 75 dias, o Internacional voltou a vencer. Na quarta-feira (31), o time gaúcho fez 3 a 0 em cima do Fortaleza (dois gols de Aylon e um de Nico Lopez) e encerrou o maior jejum de vitórias de sua história. Mesmo que o resultado no Beira-Rio encaminhe a vaga às quartas de final da Copa do Brasil, o que mais importou ao Colorado foi ter atingido seu objetivo: recuperar confiança. A vitória contra o time da Série C do Brasileirão merece suas ressalvas. A diferença técnica, a proposta do adversário de só esperar e não atacar. Mesmo assim, teve boas notícias. A principal foi a redenção dos atacantes e o fim da sequência de 14 partidas sem vitória. A última vitória havia sido diante do Atlético-MG, no longínquo 16 de junho, por 2 a 0. Na incrível série, o time gaúcho perdeu nove vezes e saiu da liderança do Campeonato Brasileiro para zona de rebaixamento. Na partida de volta das oitavas de final, em 22 de setembro, o Inter pode até perder por dois gols de diferença que avança na competição. Antes, o Colorado volta a campo pelo Brasileiro e recebe o Santos. O jogo, na próxima quinta-feira (8) é a chance para confirmar a evolução e reação.

Fluminense vacila e só empata com Corinthians no Rio

O Corinthians perdeu quase todas suas referências nos últimos meses – a última foi a saída de Elias para o Sporting de Lisboa – e, aqueles que ficaram, não têm contribuído. Na quarta-feira (31), em visita ao Fluminense em Edson Passos, a equipe corintiana precisou superar mais uma falha do goleiro Cássio para arrancar empate por 1 a 1 na estreia pela Copa do Brasil. Um gol de Marquinho, em erro do arqueiro, deixou o Flu em vantagem, mas Rodriguinho estabeleceu a igualdade no segundo tempo. O Corinthians chegou a ter momentos de domínio após o intervalo, mas o Fluminense não facilitou e cresceu com modificações de Levir Culpi. A decisão da vaga nas quartas de final fica em aberto para o jogo de volta, em Itaquera. O reencontro será apenas no dia 21 de setembro, com ligeira vantagem ao Corinthians pelo gol anotado fora de casa. A temporada do goleiro corintiano, definitivamente, não é feliz. Cássio, que já foi até reserva e falhou em jogos recentes contra Ponte Preta e Grêmio, voltou a hesitar no gol marcado por Marquinho. Na saída para o intervalo, ele negou ter falhado, a exemplo do que havia feito na derrota para a equipe gremista. Já no segundo tempo, demorou a repor bola em jogo e permitiu falta dentro da área alvinegra. Depois, quase foi surpreendido por um cruzamento inofensivo de Wellington. A primeira rodada das oiutavas de final da Copa do Brasil completou-se com a partida entre Botafogo e Cruzeiro.

Flamengo dá show e reverte resultado na Sul-Americana

Depois de ter sido goleado por 4 a 2 em Florianópolis na semana passada, O Flamengo colocou força máxima em campo na quarta-feira (31) e conseguiu o resultado que precisava para avançar na Copa Sul-Americana através de três golaços marcados por Everton, Jorge e Fernandinho – Rafael Silva abriu o placar. O Rubro-negro bateu o Figueirense de virada por 3 a 1, no estádio Kleber Andrade, em Cariacica (ES), e se classificou pelo critério dos gols fora de casa

Agora, o Flamengo aguarda o adversário das oitavas de final. Real Garcilaso, do Peru, e Palestino, do Chile, decidem a classificação no dia 15 de setembro. O próximo compromisso do Rubro-negro será em 7 de setembro, quando volta a campo pelo Campeonato Brasileiro para enfrentar a Ponte Preta, às 21h45, novamente em Cariacica. O Figueirense encara o Fluminense, sábado (3), às 16h, em Édson Passos.

Chapecoense imita Flamengo na Sul-Americana

A Chapecoense dava sinais de que seria eliminada precocemente da Copa Sul-Americana. Até os 21 minutos do segundo tempo, perdia de 1 a 0 para o Cuiabá, mas mostrou força em casa e venceu por 3 a 1, na noite de quarta-feira (31), na Arena Condá. Bruno Rangel foi o nome da noite com dois gols que ajudaram o time a vencer por 3 a 2 no placar agregado. O Dourado abriu o marcador no primeiro tempo com Douglas Mendes e colocou a pressão para o time da casa. Sem sentir, a Chape voltou para o segundo tempo com mais ímpeto e foi marcando na base da pressão. Lucas Gomes abriu o caminho e depois a noite foi do maior artilheiro da história da Chape. Na próxima fase do torneio continental, o Verdão do Oeste encara o vencedor do confronto entre Independiente e Lanús. Os argentinos se enfrentam no dia 14 de setembro. O Independiente venceu o jogo de ida por 2 a 0.

Santa Cruz vence clássico pernambucano na Sul-Americana

O Santa Cruz levou a melhor no clássico disputado na noite de quarta-feira (31), na Arena Pernambuco, e está classificado para as oitavas de final da Copa Sul-Americana. Depois de um empate sem gols no jogo de ida, o time coral venceu o Sport por 1 a 0 com um gol de Bruno Moraes, que entrou no segundo tempo no lugar de Grafite, que saiu machucado. O provável adversário do Santa Cruz é o Independiente Medellín, da Colômbia, que venceu o Sportivo Luqueño, do Paraguai, por 3 a 0 no primeiro jogo. O confronto, porém, só será definido no dia 15 de setembro, quando os times voltam a s enfrentar na cidade de Luque. Tanto Sport como Santa Cruz criaram boas oportunidades na etapa inicial. Grafite quase fez logo aos 6 minutos, mas Magrão defendeu. Já pelo lado rubro-negro, aos 26 minutos, Luan e Edmílson exigiram boas defesas do goleiro Tiago Cardoso – a segunda em chute à queima-roupa perdido pelo atacante. O 0 a 0 do primeiro tempo se repetiria na etapa final, o que acabaria levando a a decisão para os pênaltis. Mas Bruno Moraes, que substituiu Grafite, tratou de colocar o Santinha na próxima fase com um gol aos 35 minutos. Depois de Serginho sair jogando errado, Keno finalizou de dentro da área e Magrão defendeu; no rebote, o atacante não perdoou e marcou o gol salvador.

Coritiba se classifica com gol fora de casa

No jogo em que perdeu Kleber aos dez minutos e tinha uma boa vantagem do Vitória para superar, quis o destino que o Coritiba conquistasse a classificação graças a estrela do substituto do Gladiador. No momento que a partida se tornava dramática, Iago arriscou um belo chute de fora da área, aos 35 minutos do segundo tempo, e marcou o gol do triunfo alviverde. Com todo planejamento do duelo indo ladeira abaixo, o Leão, que havia vencido a partida de ida por 2 a 1 em Salvador, se mandou ao ataque, mas nada conseguiu fazer para impedir a eliminação. 1 a 0 para o Coritiba e classificação garantida para a fase internacional da Sul-Americana. O Coxa vai enfrentar agora na Sul-Americana o vencedor do duelo entre Estudiantes e Belgrano, ambos da Argentina. No primeiro jogo, o Estudiantes levou a melhor jogando em casa e venceu por 1 a 0. A partida de volta está marcada para o dia 15 de setembro.

Brasil de Tite goleia Equador

Não poderia ter começado melhor a Era Tite para a Seleção Brasileira. O Brasil venceu o Equador em Quito por 3 a 0 com um gol de Neymar, de pênalti, e dois de Gabriel Jesus, que também sofreu o pênalti após uma linda jogada na qual se livrou do zagueiro Mina e driblou o goleiro Dominguez que não teve outro recurso senão cometer a penalidade. O Equador dominou o primeiro tempo e empurrou a Seleção Brasileira para o campo de defesa. Apesar do predomínio do time da casa, o goleiro Allison não teve de praticar nenhuma defesa difícil. Embora tenha retornado com a mesma escalação, o Brasil mudou de atitude e passou a agredir o Equador. Depois de um bom lançamento, Gabriel Jesus partiu para o go e sofreu a penalidade. O lateral direito Paredes foi expulso após praticar duas faltas duras sobre Gabriel Jesus e Renato Augusto. Aí, a Seleção Brasileira começou a encontrar espaços e, depois de duas ótimas jogadas envolvendo Marcelo e Neymar, Gabriel Jesus definiu o placar com dois golaços. Agora, é só contar com o apoio da torcida para derrotar a Colômbia em Manaus. Outro jogo difícil porque os colombianos venceram a Venezuela por 2 a 0 em Barranquilla.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo