Histórico

Flamengo corre risco de perder vaga na Libertadores

Jejum de vitórias aumenta a crise e a pressão sobre o técnico Luxemburgo

A contagem regressiva já começou. Faltam apenas duas rodadas para a grande final do Campeonato Brasileiro 2011. Após a 36ª rodada, apenas três equipes continuam com chances de conquistar o título. O líder Corinthians venceu o Atlético-MG de virada, por 2 a 1, no Pacaembu, e chegou aos 67 pontos, com 79% de probabilidade de ficar com a taça, segundo o matemático Tristão Garcia. Vice-líder com 65 pontos, o Vasco venceu o Avaí por 2 a 0, em São Januário, e tem 17% de chance de dar a volta olímpica, contra 4% do Fluminense, que goleou o Figueirense por 4 a 0, e continuou na terceira colocação, com 62 pontos.

Já o Flamengo conseguiu um empate sem gols diante do Atlético-GO, num jogo marcado pela má pontaria dos dois times. Com o resultado, o time carioca completa três rodadas sem vitórias e cai para a sexta posição, com 57 pontos, empatado com o Figueirense, que tem uma vitória a mais. Na próxima rodada, o Flamengo recebe o Internacional, rival direto na briga pela vaga na Libertadores da América. O risco de perder a vaga no G5 aumentou a crise no clube e a pressão sobre o técnico Vanderlei Luxemburgo.

Alvo principal no momento conturbado, o treinador joga a continuidade do trabalho nas duas últimas partidas do Brasileirão. O comentarista Renato Maurício Prado defendeu a demissão do técnico Vanderlei Luxemburgo. Na bancada do Redação SporTV, exibido pelo canal PFC, o convidado do programa criticou a ausência de padrão tático e de jogadas ensaiadas em um time com orçamento milionário, e que tem como objetivo na reta final do Brasileiro uma vaga na Libertadores.

Alguma coisa precisa ser feita! Não é possível que o Flamengo, mesmo que se classifique para Libertadores, vá para o ano que vem achando que tudo está bem, que o projeto do ‘professor’ está correto. Está tudo errado! Basta ver o time jogando para perceber.

Ainda para Renato Maurício Prado, o objetivo do time no Campeonato Brasileiro não é compatível com o orçamento: Está se tapando o sol com a peneira. Não é possível gastar o que está se gastando e dizer que a vaga na Libertadores é o suficiente, com o time não jogando nada. O time não está jogando nada há várias e várias rodadas. Tirando aquele período próximo da vitória contra o Santos, fora isso, até quando ganha o Flamengo vem jogando mal. E o Ronaldinho Gaúcho joga cada vez menos.

O Rubro Negro precisa vencer os dois jogos restantes e ainda contar com o tropeço dos concorrentes para chegar à Libertadores do próximo ano. A situação já foi confortável, mas se mostra absolutamente tensa nas declarações dos jogadores e do técnico Vanderlei Luxemburgo. Em entrevista à imprensa, após o empate com o Atlético-GO, Luxa deixou no ar que garantir a vaga na principal competição do continente, projeto principal dele no comando da equipe, não é um objetivo que pode ser garantido ao torcedor.

Ninguém garante. Quem garante que o Corinthians vai ser campeão? Está tudo em aberto. Não posso falar que o Flamengo vai ganhar a vaga na Libertadores. O Flamengo vai brigar, está em igualdade de condições, afirmou, acrescentando:

Só dependemos de nós. Se ganhar do Inter, em casa, e do Vasco, tem a vaga na Libertadores. O Flamengo não saiu da competição. A competição está muito dura para todas as equipes. Está uma coisa normal, finalizou.

Acompanhe o Campeonato Brasileiro, séries A e B, pelo Canal PFC. Por ano, são mais de 600 jogos dos principais campeonatos transmitidos ao vivo, além de reprises na íntegra das partidas mais importantes de oito competições disputadas no país. Além disso, o assinante tem acesso a telejornais, mesas-redondas, os melhores momentos do esporte e os mais bonitos gols.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo