Flamengo, Cruzeiro, Inter e Ituano são alguns dos campeões regionais

0
1500

Times agora voltam as atenções para disputa do Brasileirão, que começa no final do mês

DA REDAÇÃO COM GLOBO ESPORTE E UOL – O Brasil já conhece 11 campeões estaduais de 2014. Alguns clubes – casos de Flamengo, Inter e Bahia – ampliaram a vantagem que tinham sobre os seus principais adversários em número de conquistas de estaduais. Já outros, como Cruzeiro e Atlético-GO, diminuíram a diferença para os rivais. Em Santa Catarina, o Figueirense igualou o Avaí. Houve também surpresas como o Londrina e o Ituano, que superaram o favoritismo dos grandes e ficaram com a taça.

Os jogos que encerraram os torneios regionais de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo tiveram a arbitragem como tema fundamental.
No Rio de Janeiro, em meio a muita polêmica, o Flamengo sagrou-se campeão em cima do arqui-rival Vasco no último minuto. A equipe rubro-negra precisava de um empate para ser campeã, mas perdia por 1 a 0 até os 46min do segundo tempo. Márcio Araújo fez o gol que definiu o campeonato, mas estava em posição irregular.

O título do Flamengo foi marcado por uma série de provocações. O goleiro Felipe foi um dos mais enfáticos: “Roubado é mais gostoso”.
Em Belo Horizonte numa partida não menos polêmica, com pênalti não marcado em cima do atacante Jô, o Cruzeiro empatou com o Atlético-MG e levou a taça porque tinha a vantagem de ter empatado com o Galo no Horto no primeiro jogo.

Em São Paulo, a grande surpresa ficou por conta do campeão Ituano. O Ituano perdeu o segundo e decisivo jogo da final do Campeonato Paulista, diante do Santos, por 1 a 0, no útlimo domingo, no estádio do Pacaembu, mas conquistou o título estadual ao vencer o time santista na decisão por pênaltis.

Foi a primeira vez que o time do interior paulista levantou um título estadual superando as equipes mais tradicionais – em 2002, o Ituano foi campeão de um Paulista do qual não participaram os maiores times do estado, que jogavam ao mesmo tempo o torneio Rio-São Paulo. 

Já no Rio Grande do Sul, o Inter atropelou o Grêmio e venceu por 4 a 1 em Caxias e conquistou o tetra do Gauchão. Os gols do Colorado foram de D’Alessandro, Alex que marcou duas vezes e Alan Patrick. Ernando, contra, descontou para o Grêmio.

O futebol brasileiro ainda tem 16 competições regionais em andamento. Os times agora voltam o foco para o Brasileirão que começou no dia 19 de abril e só termina em dezembro.

Veja pôster de alguns campeões

Flamengo

Cruzeiro

Internacional

Ituano