Antonio Tozzi Esportes

Flamengo ganha título em campeonato borocoxô

Jogadores do Flamengo comemoram o título de campeão brasileiro conquistado no Morumbi, apesar da derrota (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)
Jogadores do Flamengo comemoram o título de campeão brasileiro conquistado no Morumbi, apesar da derrota (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Antes de mais nada, é preciso destacar que o Flamengo conquistou seu bicampeonato consecutivo de maneira legítima, alcançando a invejável marca de oito (ou sete) títulos nacionais. A dúvida permanece ao fatídico título de 1987 quando se disputou o Campeonato Brasileiro em dois módulos – Amarelo e Verde -e dois rubro-negros foram declarados campeões: Flamengo e Sport Club do Recife, reconhecido como lídimo campeão pela CBF. O clube carioca, no entanto, alega ter sido o verdadeiro campeão porque seu módulo reuniu os clubes mais poderosos do país enquanto o clube pernambucano jogou com agremiações mais modestas.

Porém, deixando de lado esta polêmica, há que se reverenciar o Flamengo que assumiu a liderança no exato momento da decisão. 

Cabe aqui alguma reflexão da diferença entre o título de 2019 e o de 2020. Enquanto a equipe dirigida por Jorge Jesus somou 90 pontos, o time comandado por Rogério Ceni conbtabilizou apenas 71 pontos, um ponto a mais do que o vice-campeão Internacional. Em 2019, Santos e Palmeiras (2º e 3º colocados) fizeram 74 pontos, três a mais do que ocampeão atual.

Assim, o Brasileirão foi decidido com os jogadores flamenguistas acompanhando o final da partida entre Inter e Corinthians para poder soltar o grito de campeão porque haviam sido derrotados no Morumbi pela quarta vez na temporada. Como o Colorado não teve competência de derrotar o Alvinegro paulista, o empate tornou-se insuficiente para superar o Mais Querido e quebrar a escrita de não ser campeão brasileiro desde 1979.

Some-se a isso, a incompetência do Atlético-MG, que disputou apenas o Brasileirão e teve de se contentar com a 3ª colocação, e do São Paulo, que chegou a abrir sete pontos de vantagem sobre osegundo colocado e ficou apenas em 4º lugar. 

Para piorar, o futebol brasileiro (e mundial) foi fortemente atingido pela pandemia da covid-19 que afastou os torcedores dos estádios, causou prejuízo às agremiações e contaminou vários atletas e membros das comissões técnicas. Ou seja, o Brasileirão de 2020 não vai figurar entre os melhores da história da competição.

Flamengo é o líder do Ranking Nacional de Clubes 2021 da CBF

O Flamengo é o novo líder do Ranking Nacional de Clubes da CBF. Na atualização anual feita pela entidade, o Rubro-negro aparece na primeira posição, com 16.678 pontos, tomando o lugar que era do Palmeiras no ano passado. O Alviverde vem na sequência, em segundo lugar, com 16.110 pontos.

O Ranking Nacional de Clubes estabelece uma classificação técnica entre 236 clubes do futebol brasileiro, com base no recente desempenho das equipes nas competições nacionais e internacionais. Campeão do Brasileirão pelo segundo ano consecutivo, o Flamengo tomou a frente do ranking contra o Palmeiras, que, mesmo em caso de título da Copa do Brasil, não somará os pontos para ultrapassar o Rubro-negro.

No ranking, não consta a pontuação adicional aplicada para o campeão da Copa do Brasil, já que a competição ainda não se encerrou. Assim que forem definidos campeão e vice, será publicada uma versão atualizada do ranking com as pontuações definitivas. As posições dos clubes e de suas respectivas federações não sofrerão alterações por conta dos pontos atribuídos. A divulgação do ranking era fundamental para os critérios de classificação e realização do sorteio da Copa do Brasil 2021, realizadona terça-feira (2).

Entre os times que mais subiram, está o Internacional, que fez uma grande campanha no Brasileirão em 2020. Vice-campeão brasileiro, o Colorado saltou da nona para a quarta posição, que ocupa com 13.310 pontos. Antigo quarto colocado, o Cruzeiro despencou para a 10ª posição após passar o ano disputando a Série B do Campeonato Brasileiro e não conquistar o acesso. Outro time que cresceu significativamente foi o Ceará, campeão da Copa do Nordeste. O Vozão estava em 19º em 2020 e passou para a 14ª colocação.

Além do Ranking Nacional de Clubes, a CBF também divulgou na segunda-feira (1) o Ranking de Federações, que classifica as federações estaduais a partir da pontuação de seus filiados no Ranking Nacional de Clubes da CBF. A Federação Paulista de Futebol se manteve na liderança do Ranking de Federações, seguida pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro e pela Federação Gaúcha de Futebol.

Top 10 do Ranking Nacional de Clubes

1 – Flamengo (16.768)

2 – Palmeiras (16.110)

3 – Grêmio (15.180)

4 – Internacional (13.310)

5 – Athletico (12.968)

6 – Santos (12.776)

7 – Corinthians (12.032)

8 – São Paulo (11.870)

9 – Atlético-MG (11.789)

10 – Cruzeiro (11.768)

Copa do Brasil terá novo campeão no domingo

Gol do zagueiro Gustavo Gomez garante vitória palmeirense no jogo de ida das finais da Copa do Brasil na Arena Grêmio em Porto Alegre (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)
Gol do zagueiro Gustavo Gomez garante vitória palmeirense no jogo de ida das finais da Copa do Brasil na Arena Grêmio em Porto Alegre (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

O Palmeiras está mais perto do tetracampeonato da Copa do Brasil. Na noite de domingo (28), em partida bem acirrada na Arena do Grêmio, o Verdão balançou as redes com o zagueiro Gustavo Gómez e venceu por 1 a 0 o primeiro duelo da decisão da competição mais democrática do Brasil. As duas equipes voltam a se enfrentar no domingo (7), no Allianz Parque, em São Paulo (SP). O Verdão joga pelo empate para levantar o troféu.

Com mais posse de bola e criando as melhores chances, o Palmeiras foi melhor na etapa inicial e abriu vantagem de um gol sobre o Grêmio antes do intervalo.

A primeira boa oportunidade do Verdão aconteceu aos 25 minutos. Rony cobrou falta buscando o canto direito de Paulo Victor, que voou e defendeu no canto. Mas a bola não demorou a entrar. Na marca dos 31 minutos, Gustavo Gómez subiu mais alto que a defesa gremista e cabeceou firme, na direção do gol. Paulo Victor ainda defendeu, mas espalmou para o fundo das redes.

O Tricolor tentou responder aos 33, quando Alisson arriscou de fora da área e a bola passou rente à trave de Weverton. Mas foi o Verdão que teve outra grande chance antes do intervalo. Na marca dos 45 minutos, Luiz Adriano se livrou da marcação de Paulo Miranda, saiu cara a cara com Paulo Victor mas chutou por cima da meta.

Já no segundo tempo, aos 10 minutos, a equipe paulista desperdiçou outra chance. Veiga deu uma linda caneta em Paulo Miranda e rolou para Rony. O atacante, praticamente embaixo das traves, mandou por cima do travessão. Até que, na marca dos 18 minutos, o Verdão teve uma baixa no time: o zagueiro Luan acertou o braço no rosto de Diego Souza e recebeu o cartão vermelho, deixando o Palmeiras com um jogador a menos.

Em vantagem numérica, só restou ao Tricolor partir para cima. Aos 28, Diego Souza cobrou falta ligeiro, a bola chegou em Ferreira que chutou para defesa de Weverton. Logo depois, na marca dos 34, Churín pegou sobra na área e finalizou. Mas a defesa alviverde afastou o perigo. 

No fim, a zaga alviverde conseguiu segurar a onda, não foi vazada e levou boa vantagem para a partida da volta, domingo (7), em São Paulo.

Sorteio define jogos da Primeira Fase da Copa do Brasil 2021

A Copa do Brasil 2020 nem terminou e a versão da Copa Continental do Brasil 2021 já vai começar. A partir do dia 9 de março, 80 times entram em campo pela competição mais democrática do futebol brasileiro. Na quarta-feira (3), a Diretoria de Competições da CBF divulgou a tabela detalhada da primeira fase da competição com dias, horários e local de todas as partidas.

As partidas estão divididas entre os dias 9, 10, 11, 16, 17 e 18 de março. As duas primeiras fases da Copa do Brasil serão disputadas em jogo único. Nesta etapa, avança a equipe que conseguir vencer, em caso de empate a classificação será do time visitante. As partidas de ida e volta começam na terceira fase da competição.

O pontapé da edição 2021 será dado no dia 9 de março (terça-feira) com a dupla Ba-Vi. Às 19h15, no Estádio Iliê Vidal, em Rio Brilhante (MS), duelam Águia Negra/MS e Vitória/BA. No mesmo dia, às 21h30, Campinense/PB e Bahia/BA jogam no Estádio Amigão, em Campina Grande (PB).

O dia 17 de março (quarta-feira) terá 14 confrontos, o maior número dentre todas as datas. A partida que fecha a primeira fase da competição é Caldende/MG x Vasco da Gama/RJ, no dia 18 de março (quinta-feira), às 21h30, no Estádio Ronaldo Junqueira, em Poços de Caldas (MG). 

Vale a pena lembrar que as equipes visitantes que derrotarem os anfitriões por dois gols de  vantagem eliminam o jogo de volta e se classificam automaticamente para a 2ª fase da Copa do Brasil.

Veja abaixo todos os 40 jogos da etapa inicial da Copa do Brasil 2021

Copa do Brasil 2021 – 1ª Fase:

9 de março, terça-feira

  • 19h15 – Águia Negra/MS x Vitória/BA – Iliê Vidal, Rio Brilhante (MS)
  • 21h30 – Campinense/PB x Bahia/BA – Amigão, Campina Grande (PB)

10 de março, quarta-feira

  • 15h30 – Madureira/RJ x Paysandu/PA – Aniceto Moscoso, Rio de Janeiro (RJ)
  • 15h45 – 4 de Julho/PI x Confiança/SE – Albertão, Teresina (PI)
  • 16h – Real Brasília/DF x América/RN – Serra do Lago, Luziânia (GO)
  • 18h – Rio Branco/ES x Sampaio Corrêa/MA – Kléber Andrade, Cariacica (ES)
  • 18h – Cianorte/PR x Paraná/PR – Albino Turbay, Cianorte (PR)
  • 19h15 – Juazeirense/BA x Sport/PE – Adauto Moraes, Juazeiro (BA)
  • 21h30 – Moto Club/MA x Botafogo/RJ – Castelão, São Luís (MA)

11 de março, quinta-feira

  • 17h – Ypiranga/AP x Santa Cruz/PE – Zerão, Macapá (AP)
  • 17h – Uberlândia/MG x Luverdense/MT – Parque do Sabiá, Uberlândia (MG)
  • 19h15 – São Raimundo/RR x Cruzeiro/MG – Raimundo Ribeiro, Boa Vista (RR)
  • 20h – Gama/DF x Ponte Preta/SP – Serra do Lago, Luziânia (GO)
  • 21h30 – Boavista/RJ x Goiás/GO – Elcyr Resende, Saquarema (RJ)

16 de março, terça-feira

  • 17h – Murici/AL x Juventude/RS – José Gomes da Costa, Murici (AL)
  • 19h15 – Sergipe/SE x Cuiabá/MT – Batistão, Aracaju (SE)
  • 20h – Esportivo/RS x Remo/PA – Montanha dos Vinhedos, Bento Gonçalves (RS)
  • 21h30 – Mirassol/SP x Red Bull Bragantino/SP – José Maria Campos Maia, Mirassol (SP)

17 de março, quarta-feira

  • 15h30 – Juventude/MA x Operário/PR – Pinheirão, São Mateus (MA)
  • 16h – Picos/PI x Atlético/AC – Helvídio Nunes de Barros, Picos (PI)
  • 16h – Goianésia/GO x CRB/AL – Valdeir Oliveira, Goianésia (GO)
  • 16h30 – Porto Velho/RO x Ferroviário/CE – Aluízio Ferreira, Porto Velho (RO)
  • 16h30 – Nova Mutum/MT x Tombense/MG – Valdir Doilho Wons, Nova Mutum (MT)
  • 17h – Atlético/BA x Vila Nova/GO – Arena Cajueiro, Feira de Santana (BA)
  • 18h – Retrô/PE x Brusque/SC – a definir
  • 19h – Galvez/AC x Atlético/GO – Arena Acreana, Rio Branco (AC)
  • 19h15 – Caxias/RS x Fortaleza/CE – Centenário, Caxias do Sul (RS)
  • 20h – Rio Branco-VN/ES x ABC/RN – Olímpio Perim, Venda Nova do Imigrante (ES)
  • 20h – Guarany/CE x CSA/AL – Junco, Sobral (CE)
  • 20h – Palmas/TO x Avaí/SC – Nilton Santos, Palmas (TO)
  • 20h – Castanhal/PA x Volta Redonda/RJ – Maximino Porpino, Castanhal (PA)
  • 20h – Santa Cruz/RS x Joinville/SC – Estádio dos Plátanos, Santa Cruz do Sul (RS)
  • 21h30 – Salgueiro/PE x Corinthians/SP – Cornélio de Barros, Salgueiro (PE)

18 de março, quinta-feira

  • 16h – Marília/SP x Criciúma/SC – Bento de Abreu, Marília (SP)
  • 17h – Treze/PB x América/MG – Presidente Vargas, Campina Grande (PB)
  • 18h – Jaraguá/GO x Manaus/AM – Amintas de Freitas, Jaraguá (GO)
  • 18h – Cascavel/PR x Figueirense/SC – Arnaldo Busatto, Cascavel (PR)
  • 19h15 – União/MT x Coritiba/PR – Luthero Lopes, Rondonópolis (MT)
  • 20h – Penarol/AM x Ypiranga/RS – Arena Amazônia, Manaus (AM)
  • 21h30 – Caldense/MG x Vasco da Gama/RJ – Ronaldo Junqueira, Poços de Caldas (MG)

Começam os estaduais 2021

O Brasileirão mal acabou e já começaram os campeonatos estaduais de 2021, que servirão como prepraração para campeonatos mais importantes para as principais equipes, pois elas não tiveram tempo de fazer pré-temporada.

Como destaque, vale comentar a goleada do São Paulo sobre a Internacional de Limeira por 4 a 0 no interior do estado fazendo com que o técnico argentino Hernán Crespo pudesse celebrar sua primeira vitória como treinador do Tricolor paulista na noite de quarta-feira (3).

Ainda no Paulistão, no mesmo dia, o clássico entre Corinthians e Palmeiras terminou empatado em 2 a 2 – com gols de Lucas Lima e Gabriel Silva para o Verdão e de Matheus Vital e Rodrigo Varanda para o Timão – na NeoQuímica Arena. Aliás, pela primeira vez Gabriel Silva e Rodrigo Varanda marcaram gols como jogadores profissionais.

No Cariocão, equipe alternativa do Flamengo estreou com vitória de 1 a 0 sobre o Nova Iguaçu (gol de Max), enquanto os recém-rebaixados foram mal: Botafogo não saiu de 0 a 0 contra o Boavista e o Vasco da Gama foi derrotado pela Portuguesa carioca, com gol de Dilsinho.

O Gauchão começou com vitórias dos times alternativos do Internacional (1 a 0 sobreo Juventude) e do Grêmio (4 a 1 sobre o Brasil de Pelotas) e o Campeonato Mineiro está mostrando a força do Coelho, com duas vitórias por 1 a 0 do América-MG sobre o Boavista e o Athletic Club, enquantoo Atlético-MG goleoua URT na estreia. Já o calvário do Cruzeiro continua. A Raposa empatou em 1 a 1 com o Uberaba em sua estreia e foi derrotada por 1 a 0 pela Caldense em Belo Horizonte.

Atlético-GO é campeão goiano de 2020!

No duelo entre capital e interior, melhor para o Atlético-GO, que venceu o Goianésia por 5 a 3 nos pênaltis após empate por 1 a 1 no tempo normal neste sábado, conquistando o Campeonato Goiano de 2020. É o segundo título estadual consecutivo do clube, o 15º na história. O atacante Zé Roberto abriu o placar no estádio Antônio Accioly, mas Vanilson deixou tudo igual, ambos os gols no segundo tempo. Nas penalidades, Iran desperdiçou, o Dragão não errou nenhuma e garantiu a taça. Finalista pela primeira vez, o Azulão do Vale bateu na trave no sonho de título. 

Este jogo foi realizado no sábado, 27 de fevereiro, e já no domingo (28) foi iniciado o Goianão 2021. Enfim, não poderia haver retrato mais fiel da desorganização do futebol brasileiro. O Atlético-GO disputou a última rodada do Brasileirão 2020 no dia 25 de fevereiro, decidiu o campeonato no sábado, dia 27, e teve de adiar sua estreia contra o Jataiense por conflito de datas.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo