Esportes

Florida Cup se solidifica como evento esportivo nos EUA

Em sua terceira edição, Florida Cup expande suas atividades e não fica preso somente ao futebol

Coletiva de imprensa da Florida Cup (Foto de Bill Paparazzi/Acontece)
Coletiva de imprensa da Florida Cup (Foto de Bill Paparazzi/Acontece)

Em 2015, o empresário visionário Reinaldo Medrado teve a ideia de criar a Florida Cup. Ele identificou no Sunshine State uma excelente oportunidade de criar uma competição que preenchesse a pré-temporada das equipes, sobretudo aquelas da América do Sul, particularmente do Brasil.

Na ocasião, quatro equipes disputaram a competição: duas do Brasil – Fluminense e Corinthians – e duas da Alemanha – Bayer Leverkusen e Koln, que acabou ficando com o título. No ano seguinte, o torneio cresceu e reuniu nove equipes: uma da Colômbia (Independiente Santa Fe), uma da Ucrânia (Shaktar Donetsk), uma dos EUA (Fort Lauderdale Strikers), duas da Alemanha (Bayer Leverkusen e Schalke 04) e quatro do Brasil (Corinthians, Fluminense, Internacional e Atlético Mineiro). O Galo ficou com o título.

Neste ano, serão 12 equipes, divididas em dois tipos de competições. O primeiro torneio, denominado Challenge – Clash of Nations, reunirá Bayer Leverkusen e Wolfsbur, da Alemanha; Tampa Bay Rowdies, dos EUA, Estudiantes de La Plata, da Argentina; Atlético Mineiro e Bahia, do Brasil. Esta competição será disputada no período entre 8 e 15 de janeiro. O outro torneio, batizado de Playoff 2017, será jogado entre os dias 15 e 21 de janeiro com as equipes Barcelona de Guayaquil, do Equador; River Plate, da Argentina; Millionarios, da Colômbia; e Corinthians, São Paulo e Vasco da Gama, do Brasil. No Challenge, todas equipes enfrentam-se entre si e aquela que somar mais pontos será declarada campeã. No Playoff 2017, a disputa será pelo sistema de mata mata, ou seja, o vencedor continua e o perdedor volta para casa.

Como das outras vezes, a competição terá como palcos os estádios de Orlando e St. Petersburg. Apenas uma partida está programada para o Sul da Flórida: Vasco da Gama e Barcelona de Guayaquil se enfrentarão no Lockhart Stadium, em Fort Lauderdale.

Medrado explicou que até gostaria de ter mais presença no Sul da Flórida, no entanto, a ausência de bons estádios para a prática do futebol impede que isto ocorra. Entretanto, ele adiantou que a Flórida Cup já tem um pré-contrato com Miami FC, que deverá inaugurar seu novo estádio este ano. Desta forma, em 2018, algumas partidas poderão ser jogadas em Miami.

Orlando, a cidade onde tudo ocorre

A Florida Cup, porém, não é um evento exclusivo para os torcedores de futebol. Este ano, em uma área da International Drive, será montado um aparato para atrair turistas que estiverem visitando Orlando. “Montaremos uma estrutura com uma grande variedade de atrações e a área estará aberta ao público. Ou seja, é tudo grátis, ninguém precisa pagar nada para se divertir”, afirma Medrado.

A programação da Florida Cup Fan Fest, que fica na I-Drive 360 e abre no dia 7 de janeiro, prevê shows de música variados. Dentro dessa programação, haverá Rock’n Roll Nights, Electronic Nights, Latin Night, Samba Night, Hit Music Night e outras atividades como um campo de grama sintética para as crianças testarem suas habilidades, torneios de futevôlei, entre outros. O evento se encerrará no dia 21 de janeiro.

A Florida Cup tem um orçamento de $13 milhões e movimenta mais de $40 milhões para as áreas envolvidas. “Só em quartos de hotel, o evento ocupará 28 mil apartamentos. Além disso, exige uma logística incrível para recepcionar as delegações e o Aeroporto Internacional de Orlando é nosso parceiro para fazermos este receptivo”, comentou Medrado.

Além do projeto de expansão da Florida Cup para o Sul da Flórida, o projeto é muito mais ambicioso. Por enquanto, o objetivo é consolidar a marca aqui no estaodo. Todavia, os planos preveem ultapassar novas fronteiras, com a realização da Florida Cup em outros estados americanos e promover competições em outros países da América, na Europa e na Ásia.”Já fazemos parte do calendário official de eventos de Orlando e cada vez mais equipes desejam participar da Florida Cup”, comentou o empresário.

Quem quiser adquirir ingressos para assistir os jogos da Florida Cup, deve entrar no website www.floridacup.com e comprá-los online no próprio site. Há, ainda, outros pontos de venda no Sul da Flórida, como o restaurante Paris 6 Bistrô, em Miami Beach, onde foi realizada a coletiva de imprensa. Os ingressos têm preços bastante acessíveis para conferir as atrações que estarão na Florida Cup. Aqui, será a estreia de Rogério Ceni como treinador do São Paulo, o retorno de Juan Sebastián Veron como jogador e dirigente pelo Estudiantes de La Plata, e Fabio Carille como novo técnico corintiano. Além de ter o privilégio de ver os elencos das equipes e acompanhar o lançamento do novo uniforme do Galo. Enfim, os torcedores não podem perder a oportunidade de ver de perto os craques de seus times preferidos e de outras equipes de alto nível do futebol mundial.

Tabela da Florida Cup 2017

Local

Clubes

Dia

Horário

Al Lang Stadium (St.Petersburg)

Estudiantes x Bayer Leverkusen

01/08

2:00PM

Al Lang Stadium (St.Petersburg)

Tampa Bay Rowdies x Wolfsburg

01/08

4:45PM

Wide World Sports Complex (Orlando)

Bayer Leverkusen x Atlético MG

01/11

7:00PM

Wide World Sports Complex (Orlando)

Wolfsburg x Bahia

01/12

7:00PM

Al Lang Stadium (St.Petersburg)

Atlético MG x Rowdies

01/14

4:00PM

Lockhart Stadium (Fort Lauderdale)

Vasco da Gama x Barcelona

01/15

2:00PM

Bright House Stadium (Orlando)

River Plate x Millonarios

01/15

2:00PM

Bright House Stadium (Orlando)

Bahia x Estudiantes de La Plata

01/15

4:45PM

Bright House Stadium (Orlando)

Vencedor A x Corinthians

01/18

7:00PM

Bright House Stadium (Orlando)

Jogo de Consolação

01/18

4:30PM

Al Lang Stadium (St.Petersburg)

São Paulo x Vencedor B

01/19

7:00PM

UCF Soccer Stadium (Orlando)

All Star Game

01/17

6:00PM

Bright House Stadium (Orlando)

Disputa de 3º lugar

01/21

3:15PM

Bright House Stadium (Orlando)

Final

01/21

6:00PM

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo