Histórico

Flórida passa pelo pior surto de tuberculose em 20 anos

Governo estadual precipitou-se em fechar o único hospital especializado em tuberculose em Lantana

Recentemente, um homem com uma tosse constante foi diagnosticado como portador de tuberculose, levando à descoberta de que Jacksonville estava no meio do maior surto de tuberculose do país.

Um funcionário do CDC (Centro de Controle de Doenças) deu um alerta sério para as autoridades de saúde da Flórida em abril: um surto de tuberculose em Jacksonville foi um dos piores do gênero que seu grupo havia pesquisado nos últimos 20 anos. Causou 13 mortes e deixou 99 pessoas doentes, inclusive seis crianças, e isto exigiria uma ação orquestrada para interromper o surto.

Este relatório foi escrito em 5 de abril, exatamente nove dias depois de o governador da Flórida Rick Scott ter assinado o projeto de lei que enxugava o Departamento de Saúde e exigia o fechamento do Hospital Estadual A.G. Holley em Lantana, onde casos de tuberculose têm sidos tratados há mais de 60 anos.

O relatório de 25 páginas do Dr. Robert Luo descrevendo o surto em Jacksonville e as medidas necessárias para contê-lo foi ignorado pelos tomadores de decisão em todo o estado. No órgão de saúde, uma ordem foi expedida para que o hospital de tuberculose fosse fechado seis meses antes do previsto.

Se tivessem visto a carta, os tomadores de decisão teriam sabido que 3.000 pessoas nos últimos dois anos podem ter tido contato próximo com pessoas contagiadas nos abrigos para mendigos de Jacksonville, numa clínica de saúde ou nas prisões da área. E apenas 253 pessoas haviam sido diagnosticadas e avaliadas por infecção causada por tuberculose, significando que o surto na Flórida estava, e ainda está, longe de ser contido.

A população não sabia de nada até o início de junho, apesar de o mesmo problema estar aparecendo em outras partes do estado, inclusive em Miami. O irônico é que o hospital de Lantana foi fechado no dia 2 de julho passado porque todos julgavam que a tuberculose havia sido erradicada do país.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo