Flórida pode ter pista para bicicletas entre Miami e Orlando

0
628

Bicicletas

Viajar de Miami a Orlando em trem de alta velocidade será em breve uma realidade para quem mora nesse trecho. Mas agora o projeto, que deve ter início em 2016, pode ganhar mais um elemento: a construção de uma pista ao lado dos trilhos especifica para quem usa bicicletas como meio de transporte, lazer e competição.

Para quem acha estranho uma pista para bicicletas ao lado de uma linha férrea, os que são a favor da ideia garantem que têm bons argumentos. A pista, que será cercada e sinalizada, poderia trazer mais segurança para pedestres e ciclistas ao longo do trecho que hoje já usam essas áreas, mas sem a segurança necessária. Outro argumento é que os trilhos cortam cidades e bairros e a pista poderia incentivar o transporte alternativo entre essas comunidades.

“Isso pode promover o turismo”, acredita Ken Bryam, director da ONG Rails-to-Trails Conservancy. A direção do projeto do trem-bala entre Miami e Orlando, chamado de All Aboard Florida (Todos a Bordo Flórida) ainda não aprovou a ideia. Para sair do papel, a pista para ciclistas precisa ser aprovado pelo projeto do super trem.

O projeto All Aboard Florida planeja ligar Miami a Orlando usando um trem-bala, com 32 viagens entre as duas cidades por dia. As paradas seriam em Miami, Fort Lauderdale e West Palm Beach. A construção deve começar em 2014 e o serviço em 2016.