Brasil Geral Negócios

Ford fecha fábricas no Brasil depois de 101 anos no país

Produção na América do Sul ficará concentrada na Argentina e no Uruguai; previsão é de que cerca de 5 mil trabalhadores sejam demitidos

Gigante automotiva encerra operações no Brasil depois de 101 anos de atuação (Foto; Divulgação)

A montadora automotiva americana Ford anunciou hoje (11) que fechará suas três fábricas no Brasil, depois de mais de 100 anos de operações. Serão encerradas as atividades nas plantas de Camaçari (BA) e Taubaté (SP). Será mantida apenas por alguns meses a produção de peças para suprir o estoque de pós-venda. A  fábrica da Troller, em Horizonte (CE), será fechada no último trimestre de 2021.

Com o fechamento, cerca de 5 mil funcionários serão demitidos.

O mercado brasileiro será abastecido com veículos produzidos na Argentina e no Uruguai, países onde as operações da empresa não serão afetadas. A montadora encerrará as vendas dos modelos EcoSport e T4 assim que terminarem os estoques.

A multinacional manterá apenas o Centro de Desenvolvimento de Produto, na Bahia; o Campo de Provas; e sua sede regional em São Paulo.

A justificativa é a crise gerada pela pandemia de covid-19 que, segundo a Ford, “ampliou a a persistente capacidade ociosa da indústria e a redução das vendas, resultando em anos de perdas significativas.”

“A Ford está presente há mais de um século na América do Sul e no Brasill e sabemos que essas são ações muito muito difíceis, mas necessárias, para a criação de um negócio saudável e sustentável”, disse Jim Farley, presidente e CEO da Ford. 

Com Agência Brasil

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo