Artes Plásticas Dicas do Tozzi

Fotógrafo brasileiro aborda influência do cinema no dia a dia das cidades americanas

Sergio Poroger vem aos EUA dar vida ao seu projeto ‘On Movies, cujo foco é o cinema

DA REDAÇÃO – O fotógrafo brasileiro Sergio Poroger retrata com suas lentes o dia a dia das cidades americanas. Tudo começou com seu livro de fotografias Cold Hot, que exalta os cenários e os locais do Sul dos Estados Unidos que exalam musicalidade, história e emoção, mostrando um paralelo entre a música e sua influência na paisagem, na arquitetura e nos costumes de seus habitantes. Sergio Poroger está vindo esta semana para os Estados Unidos para dar vida ao seu novo projeto fotográfico: On Movies, cujo foco é o cinema.

“A música e o cinema americano sempre me fascinaram, especificamente sua intensa relação com a sociedade. Cenário dos maiores clássicos das telas, os Estados Unidos têm influência sobre os aspectos sociais econômicos, desde a atividade no mundo da moda à maneira como as pessoas se comportam”, explica Poroger. “Vários aspectos presentes no cotidiano de sua população serviram como temas para criação de filmes que, por anos, deixaram uma marca indelével na imaginação humana. Por sua vez, diversas características dos filmes motivaram sua existência, e até mesmo incorporação de conceitos cinematográficos nas vidas diárias das pessoas.”

On Movies continuará o projeto iniciado com Cold Hot em 2016, desta vez com o cinema, no qual mostrará, com imagens, a influência histórica do cinema nos hábitos dos cidadãos e das cidades americanas. “Foi um longo projeto de pesquisa. A premissa foi descobrir quais locais nos Estados Unidos seriam ideais para fotografar a indústria do cinema refletida no dia a dia de seus moradores. Quero usar imagens e locais que não sejam óbvios. Por exemplo, fotografar as ruas, os estúdios, centros de projeção, bares e restaurantes, antigos cinemas, grandes e pequenos drive-ins. Em suma, quero mostrar como o cinema pulsa nas veias dos americanos, tanto quanto a música!”, enfatizou o fotógrafo.

Durante o tour de 20 dias, cobrindo mais de 1.800 milhas, as lentes de Poroger capturarão New York, Brooklyn, Wilmington (Delaware), Philadelphia, Baltimore, Richmond (Virginia), Wilmington (North Carolina), Charleston, Savannah, Jacksonville e Miami, todas cidades com forte tradição cinematográfica.

Há 10 anos a fotografia tem sido sua verdadeira paixão. Em sua carreira fotográfica, alguns dos trabalhos apareceram nas páginas de publicações da Editora Abril (Revista Runners e Viagem e Turismo), e ele publicou um livro de arte sobre Miami, Japão e Uruguai. No ano passado, lançou seu primeiro livro de fotografia – Cold Hot (cujas fotos ilustram este blog) – sobre a musicalidade no sul dos EUA. em fevereiro de 2017, Cold Hot foi lançado em oito cidades americanas fotografadas em dezembro de 2014 pelo fotógrafo. O portfólio de Poroger pode ser encontrado no site www.sergioporoger.com. On Movies deve ser lançado em 2018.

Artigo publicado originalmente no blog dicasdotozzi.com.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo