Esportes

França e Croácia: final inédita

Em 1998 a Seleção Francesa derrotou o Brasil por 3 a 0 na final e se tornou campeã da Copa do Mundo pela primeira vez

Modric (Croácia) x Mbappe (França) na final da Copa do Mundo
Modric (Croácia) x Mbappe (França) na final da Copa do Mundo

Acredito que poucos previam esta final. Mas deu França e Croácia. Chegaram à finalíssima após baterem Bélgica e Inglaterra respectivamente. Os jogos, no entanto, foram diferentes. Enquanto França e Bélgica fizeram uma partida com poucas emoções, Croácia e Inglaterra fizeram uma partida épica – daquelas para ficar nos anais das Copas do Mundo.

A Bélgica, após ter vencido a Seleção Brasileira graças aos dois gols anotados na primeira hora do jogo, não teve forças para superar a zaga francesa. Pior ainda, foi derrotada com um gol de Umtiti, zagueiro do Barcelona que vem formando uma boa dupla de zaga com Raphael Varane, zagueiro do Real Madrid. A partir daí, o jogo transcorreu sem grandes sustos para o time de Didier Deschamps (que pode ser mais um a ganhar uma Copa do Mundo como jogador e como técnico, ao lado de Beckenbauer e Zagalo). As alterações promovidas pelo técnico belga, o espanhol Roberto Martinez, não surtiram efeito e a talentosa seleção belga terá de se contentar em disputar o 3º lugar.

Panorama totalmente diferente foi o que se vi una partida entre Inglaterra e Croácia. Os ingleses abriram o lacre e logo aos 5 minutos de jogo fizeram 1 a 0 em uma bela cobrança de falta executada por Trippier. Os comandados de Gareth Southgate não aliviaram e continuaram em cima dos croatas. Entretanto, a falta de pontaria dos atacantes e a ausência de variação de jogadas impediu a ampliação do marcador. No segundo tempo, a Croácia não tinha outra alternativa e partiu para o ataque, obtido graças a uma finalização de Perisic, após cruzamento de Rakitic. O gol da vitória dos croatas surgiu na prorrogação com o centro-avante Mandzukic. E se fez história. Pela primeira vez, a Croácia chegou a uma final de Copa do Mundo. Um verdadeiro conto de fadas para um país com pouco mais de 20 anos de existência – foi desmembrada da antiga Iugoslávia -, que já fora 3º colocado na Copa do Mundo da França em 1998. Aliás, naquela ocasião, a França foi quem eliminou a Croácia para depois se sagrar campeã ao derrotar o Brasil por 3 a 0 na final. Será a hora da vingança? Só saberemos no domingo.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo