Histórico

França lança o trem mais rápido do mundo

Imagine cumprir o trajeto entre Paris e Londres em menos de duas horas… se não for de avião, só com o novo AGV (Automotor de Grande Velocidade), lançado no início de fevereiro pelos franceses, e que atinge a uma velocidade de 360 km/hora, um recorde para este tipo de veículo.

Até o AGV, os trens mais rápidos do mundo – os TGVs – alcançavam (apenas) a velocidade máxima de 300 a 340 km/hora, o que permitiu em setembro do ano passado uma viagem entre as capitais francesa e inglesa ser completada em pouco mais de duas horas e três minutos. É bem verdade que a empresa Alstom atingiu a impressionante marca de 574 km/hora, mas este tipo de transporte ainda não está preparado para receber passageiros.

A novidade nos trens AGV é que a motorização está dividida em todo o veículo, o que significa dizer que cada vagão do trem funciona como uma locomotiva. O Brasil planeja construir uma linha de trens-bala entre São Paulo e Rio de Janeiro e já solicitou um projeto à empresa européia. Cada trem AGV vai custar cerca de 1,5 bilhão de euros e 25 deles já foram encomendados pela operadora do setor na Itália.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo