Imigração

Fronteira sul dos EUA registra recorde com mais de 300 mil migrantes ilegais em dezembro

Entre 1º de dezembro e 31 de dezembro, mais de 302 mil migrantes foram encontrados tentando cruzar a fronteira sul dos EUA

Mais de 300 mil migrantes atravessaram a fronteira sul dos EUA em dezembro. Foto: Fox News

No último mês de 2023, a fronteira sul dos Estados Unidos registrou uma explosão sem precedentes no número de encontros com migrantes ilegais, contrariando as estatísticas anteriores. Entre 1º de dezembro e 31 de dezembro, mais de 302 mil migrantes foram encontrados tentando cruzar a fronteira sul dos EUA, estabelecendo um recorde mensal e marcando a primeira vez que o registro ultrapassa a marca de 300 mil, informou a Patrulha de Fronteira à Fox News.

O ano fiscal, que teve início em 1º de outubro, também revelou um aumento expressivo, com mais de 785 mil encontros com migrantes relatados no primeiro trimestre — a cifra mais alta já registrada para esse período. Os republicanos atribuem esse aumento à administração Biden, destacando o fim das políticas da era Trump, enquanto o governo argumenta que enfrenta um desafio hemisférico que requer mais financiamento e legislação de reforma da imigração por parte do Congresso.

Na semana passada, o secretário de Estado, Antony Blinken, e o secretário de Segurança Interna, Alejandro Mayorkas, participaram de uma delegação dos EUA à Cidade do México, onde se encontraram com o presidente Andrés Manuel López Obrador. A declaração conjunta enfatizou o compromisso com uma “migração ordenada, humana e regular” e destacou esforços para abordar as causas profundas da migração ilegal. No entanto, também mencionou discussões sobre os “benefícios” de conceder algum tipo de status legal a imigrantes indocumentados já nos EUA, incluindo aqueles protegidos pelo DACA de 2012.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo