Geral Mundo

Funcionário de banco alemão transfere, por engano, $6 bi para cliente

Erro foi cometido por um funcionário júnior do banco, que se confundiu durante a operação ao processar o valor bruto em vez do líquido

DA REDAÇÃO – Você gostaria de, de repente, encontrar $6 bilhões depositados na sua conta? Pois se você tiver uma conta no Deutsche Bank, o maior da Alemanha, há chances de que isso aconteça. Nesta semana um funcionário do banco O maior banco transferiu por engano esse montante para um fundo americano.

Segundo reportagem do jornal britânico “Financial Times”, replicada pela revista “Veja”, o erro foi cometido por um funcionário júnior do banco, que se confundiu durante a operação ao processar o valor bruto em vez do líquido, o que, segundo a notícia, resultou em “muitos zeros a mais”. Na ocasião, o seu chefe estava de férias.

Após o erro, o caso foi reportado ao Federal Reserve, ao Banco Central Europeu e à Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido, e o banco conseguiu reaver a soma bilionária no dia seguinte. O episódio ocorreu em junho. Duas pessoas ouvidas pelo jornal disseram que esses erros são comuns, mas “deste tamanho, são raros”.

O banco alemão passa atualmente por um processo de reestruturação para aumentar a eficiência e rentabilidade dos seus negócios. Já foram anunciados até agora a divisão da área de investimento em duas e a substituição de funcionários do alto escalão. Em abril, o banco acertou pagar uma multa recorde de $2,5 bilhões a autoridades americanas para encerrar um processo penal por manipulação nas taxas intercambiais.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo