Local Manchete

Furacão Helene castiga o Caribe e baterá forte na Flórida na quinta-feira (26)

Área de Cancun, no México, Cuba e parte da Flórida sentem a força do Helene nesta quarta-feira

O pico do furacão Helene está previsto para esta quinta-feira quando deverá atingir a costa do Golfo na Flórida (Foto: NOAA)
O pico do furacão Helene está previsto para esta quinta-feira quando deverá atingir a costa do Golfo na Flórida (Foto: NOAA)

O furacão Helene está se intensificando e crescendo em tamanho e deve atingir a costa do Golfo da Flórida na quinta-feira (26) com tempestades potencialmente devastadoras, ventos avassaladores e chuvas torrenciais.

Os impactos de Helene não param na costa. Inundações repentinas perigosas, ventos avassaladores e alguns tornados também se espalharão em direção ao interior, em partes do sudeste.

Helene se tornou o quinto furacão da temporada de furacões no Atlântico de 2024 no final da manhã de quarta-feira (25). Está localizado a 85 milhas ao norte-nordeste de Cozumel, México, ou cerca de 500 milhas ao sul-sudoeste de Tampa, Flórida, e segue para o norte. Os ventos máximos sustentados são de 80 mph.

As chuvas da tempestade estão encharcando partes de Yucatán, no México, e do oeste de Cuba. Algumas faixas de chuva de longo alcance se espalharam até o norte do sul da Flórida às vezes.

Rajadas de vento acima de 50 mph foram medidas em Isla Mujeres, uma ilha a nordeste de Cancun.

Um aviso de furacão está em vigor desde Big Bend e Nature Coast da Flórida até o sudoeste da Geórgia, incluindo Tallahassee. Os avisos de tempestade se estendem de Indian Pass para o sul até Flamingo, incluindo Tampa Bay e Charlotte Harbor.

Vários alertas de tempestade tropical e alertas de furacão cobrem a maioria das outras partes da Flórida ao norte até o sul da Geórgia e o sul da Carolina do Sul, conforme mostrado no mapa abaixo.

Esses alertas significam que as condições de furacão, tempestade tropical e maré de tempestade são esperadas nessas áreas nas próximas 36 a 48 horas.

Os moradores nas áreas alertadas devem colcoar em prática seus planos de furacão e seguir os conselhos dos gerentes de emergência locais.

Aqui está a linha do tempo:

Quarta-feira:

O centro de Helene está se aproximando de Cancún e Cozumel, trazendo ventos cortantes, tempestades e chuvas. Faixas de chuva torrenciais e ventos fortes também castigarão partes do oeste de Cuba. Helene se intensificará e crescerá em tamanho no sul do Golfo do México. Algumas ondas altas e bandas de chuva externas atingirão partes da Flórida, e a umidade tropical que intercepta uma frente pode causar chuvas fortes e inundantes em partes do Vale do Tennessee, da Geórgia ao leste do Tennessee.

Quinta-feira:

Espera-se que Helene atinja seu pico de intensidade no leste do Golfo e, em seguida, atinja a costa em algum lugar ao longo da costa do Golfo da Flórida como um grande furacão na noite de quinta-feira. Embora os modelos de previsão de computador sugiram que o local mais provável para  tocar a terra é em Big Bend, na Flórida, ou na região leste de Panhandle, lembre-se de que os impactos de furacões (ondas, ventos, chuva) geralmente acontecem longe do centro, principalmente em tempestades maiores.

Sexta-feira:

Helene varrerá rapidamente para o norte através do sudeste em direção ao sul dos Appalachians e ao Ohio Valleycom rajadas de vento fortes e possivelmente avassaladores, chuvas torrenciais e tornados isolados.

Helene poderia atingir uma grande intensidade de furacão no Golfo antes de atingir a costa. Portanto, Helene pode se intensificar rapidamente até atingir seu pico de intensidade na quinta-feira.

Outro fator a considerar é o cisalhamento do vento. O cisalhamento do vento normalmente limita ou enfraquece tempestades tropicais e furacões, inclinando sua circulação ou soprando mais tempestades para longe de seu núcleo.

O cisalhamento do vento mais baixo deve permitir que Helene aproveite ao máximo essa água profunda e quente. Algum aumento no cisalhamento pode chegar perto da costa, mas, à essa altura, provavelmente será um furacão forte e grande.

As chuvas à frente do Helene associadas à tempestade podem desencadear inundações catastróficas em partes do sul dos Appalachians.

Isso porque chuvas fortes são esperadas bem antes da chegada de Helene em partes da Geórgia, incluindo a área metropolitana de Atlanta, até o sul dos Appalachians no início de quinta-feira. Isso, por si só, pode desencadear inundações repentinas.

Então, as faixas de chuva forte de Helene chegarão no final da quinta-feira até o início da sexta-feira, caindo em solo saturado da chuva do dia anterior.

Esta rodada dupla de chuva forte, além do terreno montanhoso, é uma configuração privilegiada para inundações e deslizamentos de terra destrutivos e com risco de vida. Uma rara perspectiva de inundação de “alto risco” foi emitida pelo Centro de Previsão do Tempo da NOAA do nordeste da Geórgia ao oeste da Carolina do Norte.

A precipitação total do norte da Geórgia até o norte do estado da Carolina do Sul e o oeste da Carolina do Norte pode chegar a 15 polegadas. Se isso não bastasse, o solo cada vez mais encharcado no sudeste também pode tornar mais fácil para os ventos de Helene derrubarem árvores. Além disso, uma ampla área de pelo menos 3 polegadas de chuva é esperada da Flórida aos Appalachians centrais, Kentucky, Tennessee e partes do vale do Mississippi central. Inundações repentinas locais são possíveis nessas áreas.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo