Histórico

Galopando na Flórida

Eddie Arcaro, a maior lenda do turfe americano

Eduardo Garcia

O sonho de todo jóquei é vencer uma Triple Crown. Arcaro levou duas

George Edward Arcaro nasceu em Cincinnati, Ohio, no dia 19 de fevereiro de 1916. Filho de um motorista de táxi falido acabou derivando para os cavalos de corrida e iniciou sua série de vitórias em 1932, no hipódromo de Agua Caliente em Tijuana, México. Perambulou por diversos hípódromos. Naquela época ainda não existia o filme-patrulha, o que tornava as corridas ainda mais duras e difíceis, possibilitando toda sorte de recursos ilícitos para vencer. Tudo era decidido no visual pelos juízes encarregados e em 1942 Arcaro foi suspenso por um ano pelo uso de um desses recursos que poderia ter levado à queda de um colega.

Eddie Arcaro era chamado pelos colegas de Nariz de Banana e foi o jóquei que venceu mais corridas clássicas americanas do que qualquer outro na história e é o único piloto em todo o mundo que venceu a Triple Crown duas vezes. Ele é considerado o maior jóquei na história das corridas de cavalos puro-sangue dos Estados Unidos. Em todos os hipódromos em que montou não era raro participar de todas as provas de um dia. Entre uma corrida e outra ficou famoso seu hábito de mergulhar a cabeça dentro de um balde de água fria.

A Triple Crown, ou Tríplice Coroa, é um torneio composto de três provas (óbvio) e é exclusiva para potros de três anos. Como os cavalos, ao contrário de muitas socialites, ficam mais velhos todos os anos, só podem participar uma única vez na vida. Para ser tríplice coroado, o mesmo cavalo precisa vencer as três provas que, para dificultar ainda mais, são disputadas em distâncias diferentes.

Ativo nos assuntos de sua profissão, Arcaro era uma força motriz por trás da criação do Jockey’s Guild. Ele se aposentou em 1962, devido a uma severa bursite no braço. Durante sua carreira Arcaro montou em 24.092 corridas e ganhou 4.779, com ganhos recordes de $ 30,039,543. Depois de trabalhar como comentarista de televisão nas corridas para a CBS e ABC, foi oficial de relações públicas para o Golden Nugget Casino em Las Vegas antes de ir para Miami, Flórida. Ele também trabalhou como porta-voz da Buick Motor Division da General Motors. Por muitos anos, foi proprietário de um restaurante popular italiano em Beverly Hills.

Eddie Arcaro morreu em 1997. Seu corpo foi cremado e suas cinzas foram guardadas no columbário de Nossa Senhora da Misericórdia Católica em Miami. Hoje, ele continua sendo um dos jóqueis mais conhecidos na história das corridas de cavalos, chamado The Master por suas habilidades de equitação, o bom senso de ritmo e a capacidade de alternar seu chicote de um lado para o outro com facilidade durante uma corrida.


Eduardo Garcia, jornalista com passagem por diversos veículos de comunicação no Brasil, especializado em cavalos de todas as raças e esportes. Cavaleiro da Federação Paulista de Hipismo por mais de 25 anos.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo