Histórico

Ganhador do Oscar defende imigrantes em discurso

Piada de Sean Penn ao anunciar vencedor gerou polêmica, mas diretor Alejandro Iñárritu não viu maldade

Ganhador do Oscar defende imigrantes em discurso

Da Redação com Estadão – O momento mais esperado da noite do Oscar 2015, o anúncio do filme vencedor “Birdman”, foi marcado por uma polêmica. O ator Sean Penn fez uma brincadeira considerada por muitos como ofensiva e racista. Ele disse: “Quem deu o green card para esse cara?” O diretor mexicano Alejandro González Iñárritu não viu maldade, e disse, depois da cerimônia, que aquilo era só uma “piada brutal entre velhos amigos”. Os dois trabalharam juntos em “21 Gramas”, de 2003. “Nós temos esse tipo de relação selvagem em que só a verdadeira amizade pode sobreviver”, disse o diretor, que confessou ter feito piadas pesadas como essa com o ator.

Iñárritu, que já tinha subido ao palco para receber o Oscar de melhor diretor e de melhor roteiro original, dedicou o prêmios aos compatriotas mexicanos e defendeu que o imigrante seja tratado com respeito e dignidade. “Quero dedicar este prêmio aos meus compatriotas mexicanos – aqueles que vivem no México. Rezo para podermos encontrar e construir um governo que todos merecem. E para os que vivem nos Estados Unidos e que fazem parte da mais nova geração de imigrantes, rezo para que sejam tratados com a mesma dignidade e o mesmo respeito dos que vieram antes e construíram esta incrível nação de imigrantes”.

Iñárritu também brincou, em seu discurso, que talvez no próximo ano o governo americano imponha alguma regra de imigração à Academia. Isso porque em 2014 Alfonso Cuarón, também mexicano, ganhou o prêmio de direção. “Dois mexicanos em anos seguidos? Suponho que isso seja suspeito.”

A cerimônia do Oscar foi marcada por questões políticas – Patricia Arquette, melhor atriz coadjuvante por “Boyhood”, pediu igualdade de direitos para mulheres, e Graham Moore, vencedor da categoria roteiro adaptado pelo filme “Imitation Game”, se dirigiu, em seu emocionado discurso, a todos os que – como ele ou Alan Turing, sobre quem o filme fala – se sentem estranhos ou diferentes.

Vencedores das principais categorias do Oscar 2015
Melhor filme: “Birdman”
Melhor diretor: Alejandro Gonzáles Iñárritu (“Birdman”)
Melhor ator: Eddie Redmayne (“The Theory of Everything”)
Melhor atriz: Julianne Moore (“Still Alice”)
Melhor ator coadjuvante: J.K. Simmons (“Whiplash”)
Melhor atriz coadjuvante: Patricia Arquette (“Boyhood”)

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo