Histórico

Gasolina cara gera gasto extra de U$20 bi nos EUA

A alta nos preços da gasolina nos Estados Unidos este ano gerou um gasto extra de 20 bilhões de dólares aos consumidores, ou cerca de 146 dólares por cada veículo de passeio no país, apontou o Escritório de Contabilidade do Governo (GAO, na sigla em inglês) ao Congresso.

O preço nacional para a gasolina regular sem-chumbo atingiu esta semana o recorde de 3,22 dólares por galão, com alta de 1,05 dólar desde o começo de fevereiro, de acordo com o Departamento de Energia.

O gasto adicional está absorvendo dinheiro de consumidores que poderia estar sendo empregado outros bens e serviços.

“Gastar bilhões de dólares a mais em gasolina restringe o orçamento dos consumidores”, deixando menos dinheiro disponível para outras compras”, afirmou Thomas McCool, do departamento, em um depoimento escrito para um subcomitê do Congresso.

Como outros especialistas na área, McCool disse que o GAO concluiu que os atuais custos elevados na bomba são resultado de uma grande capacidade de refino de petróleo fora de linha, de demanda aquecida por gasolina e dos estoques mais baixos.

Muitos congressistas apontam a falta de concorrência na indústria de petróleo, após mega-fusões de companhias, como causa do aumento nos preços.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo