Negócios

Gasto de brasileiros no exterior é o menor em cinco anos

Disparada do dólar fez com que gastos em outros países caíssem 32%

Gasto de brasileiros no exterior é o menor em cinco anos

Da Redação com G1 – Os gastos dos brasileiros no exterior caíram 32% no ano, para $17,35 bilhões – o menor valor para um ano fechado desde 2010, segundo dados divulgados nesta terça-feira (26) pelo Banco Central. Em 2014, os brasileiros haviam deixado $25,56 bilhões fora do País. Essa redução nos gastos, segundo economistas, se deve à disparada do dólar que registrou alta de 48% no ano passado.

O dólar alto deixa as passagens e os hotéis mais caros, além dos produtos comprados que passam a não valer tanto a pena quando se faz conversão. A valorização da moeda americana também torna mais caros os gastos com cartões de crédito e débito no exterior – que sofrem a incidência do Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF) de 6,38%.

Ao mesmo tempo, outros fatores também têm diminuído a renda das famílias, como a recessão na economia, a alta da inflação e de tributos. O nível de endividamento das famílias segue elevado no começo deste ano. Além disso, os juros bancários também estão em níveis historicamente altos.

“Houve um recuo de despesas com viagens em 2015. Aí, claro, o dólar impacta de uma forma direta `esse resultado`. É uma das contas que tem resposta mais rápida e mais significativa às variações da moeda estrangeira. Mas, também, a renda do brasileiro crescendo menos impacta as viagens ao exterior”, avaliou o chefe do Departamento Econômico do Banco Central, Tulio Maciel. Ele acredita que os gastos de brasileiros no exterior continuarão caindo em 2016.

Despesas de estrangeiros no Brasilg
Apesar de o Brasil ser um país mais barato para os estrangeiros, com a alta do dólar, os números do Banco Central mostram que isso não foi suficiente para gerar um aumento de despesas de não residentes no Brasil.

No ano passado, eles deixaram $5,84 bilhões na economia brasileira, com queda de 14,5% frente ao ano de 2014 ($6,84 bilhões). Também foi o menor valor, para um ano fechado, desde 2010 – quando os gastos de estrangeiros no Brasil somaram $5,26 bilhões.

Segundo Tulio Maciel, do Banco Central, apesar da queda registrada em todo ano passado, houve um aumento das despesas de estrangeiros no Brasil de 10% em dezembro de 2015, na comparação com o mesmo mês de 2014, o que pode indicar uma entrada maior de estrangeiros por conta da alta do dólar. “Com essa mudança de câmbio, visitar o país fica mais atrativo. É de se esperar que tenha um fluxo melhor de estrangeiros `em 2016`”, disse ele.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo